¿Desea recibir notificaciones de www.defensa.com?
X
Sábado, 6 de diciembre de 2025 Iniciar Sesión Suscríbase

MMR: as capacidades de um verdadeiro radar multimissão

A introdução contínua de novos e mais eficazes sistemas de armas terrestres, marítimas e aéreas representa um enorme desafio para os responsáveis por manter a segurança nacional e a prontidão de defesa.

Essas ameaças incluem aeronaves de ataque furtivo, mísseis balísticos, mísseis de cruzeiro, sistemas aéreos não tripulados (UAS) armados com sensores sofisticados e armas guiadas com precisão, artilharia de longo alcance e sistemas de foguetes, pequenos drones e loitering munitions.

Manter a integridade do espaço aéreo soberano é um enorme desafio operacional. Por exemplo, UAS e drones compactos, com suas pequenas seções transversais de radar (RCS), estão sendo cada vez mais usados para coleta secreta de informações; sendo introduzidos por meio de sistemas de vigilância aérea para pesquisar áreas militares senveis, infraestrutura crítica e outros ativos estratégicos com uma variedade de câmeras e sensores eletrônicos.

Além disso, a dificuldade de garantir o espaço aéreo nacional é agravada pela densidade cada vez maior do próprio tráfego aéreo, explorado para fins ilegais por organizações criminosas que ocultam o sinal de radar de aeronaves ilícitas seguindo voos regulares. A deteão e a classificação destes meios infiltrados representam outro sério desafio que requer um radar de vigilância com desempenho muito elevado.

Diante desse tipo de ameaça ampla e crescente, a subsidiária inovadora de sensores e radares da IAI (Israel Aerospace Industries), ELTA Systems Ltd., projetou um sistema de radar multifuncional flexível com alcance, resolução e poder de processamento necessários para engajar diversos tipos de alvos em diferentes cenários operacionais. Deveria ser um projeto baseado em software que fosse facilmente atualizado para lidar com a constante evolução de novas ameaças à medida que surgissem, garantindo seu alto desempenho durante uma longa vida útil.

Com base em seus cinquenta e cinco anos de experiência no desenvolvimento de sistemas de radar avançados, a ELTA aplicou a mais recente tecnologia e conhecimento ao projeto. Por exemplo, a tecnologia de varredura ativa Active Electronically Steered Array (AESA) foi usada para azimute e elevação, e transistores de nitreto de gálio para um desempenho excepcional em toda a gama de perfis de missão, otimizando o tamanho e o custo do sistema. Os algoritmos de processamento exclusivos e proprietários da ELTA também foram implementados, aumentando o desempenho e a operacionalidade.

O esforço de desenvolvimento resultou na introdução do Radar Multimissão (MMR) 4D banda S ELM-2084. Este sistema comprovado em combate atua como um sensor chave nos mundialmente famosos sistemas de defesa aérea Iron Dome e Barak.

A Verdadeira capacidade multimissão

O MMR é um verdadeiro radar multimissão. Isso se manifesta na capacidade do sistema de fornecer desempenho robusto em cada um dos seguintes perfis de missão:

- Vigilância Aérea

- Defesa Aérea e Mísseis Integrada (Integrated Air and Misiles Defense - IAMD), incluindo aeronaves e Mísseis Balísticos Táticos (Tactical Ballistic Missiles - TBM)

-Defesa contra Foguetes, Artilharia e Morteiros (Counter Rocket, Artilharia e Morteiros - C-RAM)

O MMR é um radar de vigilância aérea altamente eficaz que fornece a conscncia situacional precisa necessária para manter a integridade do espaço aéreo. Operando em modo de rotação adaptável ou modo de setor, o MMR pode simultaneamente detectar, classificar e rastrear um grande número de alvos enquanto continua a escanear o espaço aéreo designado e detectar novos alvos (Track While Scan-TWS).

O modo Adaptive Rotation fornece rastreamento de alvo eficaz e de precisão muito alta, juntamente com cobertura horizontal total de 360 graus e cobertura vertical variando de -7º a 70º graus. A taxa de atualização e os tempos de revisita são personalizados para otimizar o desempenho da missão, controlando a velocidade de rotação da antena de até 30 rpm. Seja operando em modo rotativo ou setorial, o MMR oferece detecção, classificação e rastreamento de uma ampla gama de alvos de baixa RCS, incluindo aeronaves de baixa visibilidade e UAS. Oferece ainda uma alta probabilidade e resolução de detecção, juntamente com recursos de processamento altamente desenvolvidos, permitem a classificação eficaz de alvos, uma capacidade vital ao construir uma imagem de consciência situacional eficaz do espaço aéreo designado.

A alta resolução e precisão também são fatores-chave nas excelentes capacidades de desempenho do MMR em sua função de defesa aérea e antimísseis. O sistema provou ser muito eficaz na detecção, classificação e rastreamento de aeronaves de asa fixa e rotativa, UAS de diferentes tipos e tamanhos, foguetes e sseis de cruzeiro.

Como sensor para o conhecido sistema Iron Dome, o MMR obteve interceptações mais bem-sucedidas contra foguetes do que qualquer outro sistema de radar. O histórico de desempenho do MMR é o resultado de uma precisão excepcionalmente alta e recursos avançados de processamento, tornando-o um Radar de Controle de Fogo (FCR) extremamente eficaz, capaz de fornecer orientação de meio curso para mísseis semiativos ou ativos guiados.

Por fim, o MMR também oferece alto desempenho para combater ameaças como foguetes, artilharia e morteiros (Rockets, Artillery and Mortar, em inglês, C-RAM). Mais uma vez, precisão e processamento eficaz são fatores-chave. O MMR pode detectar e rastrear vários foguetes e projéteis de artilharia, fornecendo o Ponto de Lançamento (LP) e o Ponto de Impacto (IP) precisos para cada um. Esses mesmos recursos eles permitem que o MMR trabalhe com fogo amigo, direcionando precisamente seu próprio fogo, incluindo pontos de lançamento em missões de contrabateria.

Configurões

O MMR é oferecido em duas configurações principais. O Long Range é transportado por dois caminhões e pode ser montado e operado por uma equipe mínima de apenas quatro pessoas em menos de 45 minutos. Após a montagem, a operação pode ser facilmente mantida por um único membro da tripulação.

A configuração Medium Range é um sistema móvel totalmente autônomo, implantado a partir de um único chassi de caminhão off- road 6x6 ou 8x8, permitindo que o sistema acompanhe as forças de manobra, entrando em ação rapidamente, em menos de 30 mudam rapidamente à medida que se desenrolam. Essa configuração requer uma tripulação de dois a quatro para implantação e é operada por um único operador de radar.

 

Interoperabilidade

O MMR foi projetado para fornecer uma solução holística para a crescente demanda por operabilidade do sistema, integração de vários sistemas, recursos baseados em dados, rede, guerra centrada na rede e compartilhamento de dados. Sua arquitetura flexível facilita a conexão com centros de comando e controle locais e/ou remotos. O sistema é totalmente compatível com conectividade e interoperabilidade da OTAN e centros de comando, controle nacional, comunicações e computadores (C4).

Vantagens

A implementação cuidadosa de um projeto AESA completo e modular, o uso de módulos de potência avançados de nitreto de gálio e as técnicas de processamento proprietárias da ELTA fornecem uma série de benefícios, incluindo:

-Desempenho técnico superior em detecção, classificação e monitoramento, incluindo alvos de baixa seção transversal do radar (RCS).

-Tamanho e peso otimizados para fácil transporte e operação móvel.

-Componentes altamente confveis, comprovados em extensos testes de campo em condições climáticas extremas que garantem a máxima disponibilidade do sistema.

-Arquitetura flexível para suporte máximo para interoperabilidade do sistema, integração de vários sistemas, recursos baseados em rede, guerra rede centrada e troca de dados.

-O design oferece amplo potencial de crescimento, garantindo vida útil longa e efetiva.

 

Integração multissensor

Além disso, a ELTA oferece o MMR em uma única versão do radar com múltiplos sensores. O MS-MMR (Multi Sensor-Multi Mission Radar) incorpora radar ativo de banda dupla e IFF junto com uma camada adicional de sensores passivos, eficazes para lidar com MMR inclui inteligência de sinais ou SIGINT (Inteligência Eletrônica ou ELINT), eletro-óptica e sistemas de detecção de lançamento (LDS) para fornecer uma imagem aérea multidisciplinar através de uma única plataforma multi-sensor.

 

Ágil e adaptável, o MS-MMR fornece: deteão e rastreamento de ameaças rápido e preciso; uma alta classificação, identificação e nível de reconhecimento do alvo; e capacidades excepcionais de discriminação de alvos.

Resumo

Robusto e capaz, o MMR atende aos requisitos do campo de batalha mais exigente de hoje, oferecendo flexibilidade e potencial de crescimento para enfrentar os desafios de amanhã. O MMR é projetado de acordo com a interoperabilidade do sistema e integração de vários sistemas, recursos baseados em rede e outros requisitos atuais.

Ele atende à necessidade de uma solução completa de plataforma única, com capacidades e recursos que fornecem desempenho ideal de longo prazo em um amplo espectro de requisitos e cenários de missão para Vigilância Aérea, contra foguetes, artilharia e morteiros (C-RAM) e Defesa Aérea e Mísseis Integrada (IAMD).

Fotos: Radar Multimissão (MMR) 4D banda S ELM-2084.


Copyright © Grupo Edefa S.A. defensa.com ISSN: 3045-5170. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.