Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

O tiltrotor AW 609 voou mais de 1.000 quilômetros em 2 horas e 18 minutos ligando o Reino Unido e Itália

O tiltrotor Agusta Westland AW 609, uma empresa do grupo Finmeccanica, estabeleceu um novo recorde de velocidade através da realização de um voo de 1.161 quilômetros das instalações da empresa em Yeovil , Somerset, Reino Unido e Cascina Costa di Samarate em Milão no norte da Itália em duas horas e 18 minutos.  Com esta exposição, o fabricante quer demonstrar a capacidade desta moderna aeronave em voos comerciais "ponto a ponto" de longa distância em menos do tempo empregado mediante uma combinação de carro, helicóptero e jatos executivos. As economias usando o AW609 podem significar tanto quanto 50%.

A capacidade para oferecer este serviço se baseia na possibilidade de decolar e pousar de forma vertical, como um helicóptero e realizar o voo à velocidade de avião usando os motores turboélice com os quais conta. Assim, a aeronave pode conectar as principais cidades de negócios como Londres ou Milão usando os heliportos e depois voar em velocidade de cruzeiro e de alta altitude no meio (25.000 pés, no caso de este teste em voo). Sua cabine pressurizada pode acomodar nove passageiros ou também ser adaptado para usar para evacuação médica ou o trabalhos de segurança nacional.
O AW609 obterá a certificação da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) no próximo ano, começando com as entregas aos clientes a partir desse ano. (José Maria Navarro Garcia)


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.