Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Quinto A400M Atlas Francês recebe o nome de "Ville de Cambrai"

No próximo dia 5 de Setembro, a Força Aérea Francesa representada pelo seu Chefe do Estado-Maior, General de Exército Aéreo Denis Mercier preside à cerimónia de baptismo da quinta aeronave de transporte táctico estratégico Airbus Defence and Space A400M Atlas.

A aeronave MSN 11 adoptará o nome de "Ville de Cambrai" no evento que terá lugar na antiga Base Aérea Nº103 "René Mouchotte" de Cambrai-Épinoy, esta que foi encerada em Junho de 2012 em consequência da reorganização das infra-estruturas militares.

O A400M Atlas juntar-se-á ao MSN 7 baptizado "Ville d’Orléans" em Setembro de 2013, MSN 8 baptizado "Ville de Toulouse" em Janeiro de 2014, MSN 14 baptizado "Ville de Colmar" em Maio de 2015 e MSN 10 baptizado "Métropole de Lyon" em Julho de 2015. O Esquadrão de Transporte ET 1/61 " Touraine" da Força Aérea Francesa opera ainda outras duas aeronaves que aguardam por receber os seus respectivos nomes.

As aeronaves ao serviço da França são na actualidade empregues em apoio às missões que as Forças Armadas Francesas desenvolvem no Mali, Djibuti, República Centro Africana e no Iraque.

A Força Aérea Francesa deverá incorporar a longo prazo um total de 50 aeronaves A400M Atlas adquiridas pela OCCAr (Organisation Conjointe de Coopération en matière d'Armement) em nome da Direction Générale de L´Armement (DGA) do Ministério da Defesa Francês, e que progressivamente permitirão substituir os C160NG Transall e complementar a frota de 14 C-130H Hercules em missões de transporte aéreo estratégico.

Segundo a Força Aérea Francesa, o A400M Atlas permite o transporte de dois helicópteros de ataque Tigre HAP/HAD, ou dois camiões tácticos de 5 toneladas, ou três viaturas blindadas 4x4 do tipo VAB, ou 9 paletes de carga, ou ainda 116 tropas ou 66 feridos. A aeronave foi desenhada para realizar em ambiente diurno e nocturno e em qualquer condição meteorológica missões de projecção de tropas e material, lançamento de cargas e tropas, evacuação médica e reabastecimento em voo.

A aeronave será futuramente adaptada para permitir a instalação do sistema de transporte sanitário MORPHEE (MOdules de Réanimation Pour Patient à Haute Élongation d'Évacuation). Para além da França, a Alemanha contratou 53 aeronaves A400M Atlas, o Reino Unido 22, a Espanha 27, a Turquia 10, a Bélgica 7, a Malásia 4 e o Luxemburgo receberá 1 unidade. (Victor M.S. Barreira).

Fotografia:
·A longo prazo, a Força Aérea Francesa contará com 50 aeronaves de transporte A400M Atlas (Victor M.S. Barreira).


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.