Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Portugal integra a NRF16 com um importante contingente

A rotação da Força de Reação Rápida da NATO/OTAN, a NATO Response Force (NRF) do próximo ano contará com um importante contingente militar das Forças Armadas Portuguesas.

A informação revelada pelo atual Ministro de Estado e da Defesa Nacional de Portugal, José Pedro Aguiar-Branco no dia 5 de Novembro explica concretamente que as Forças Armadas Portuguesas contribuirão para a força militar da Aliança Atlântica com o 2º Batalhão de Infantaria Mecanizado/Rodas (2º BIMec/Rodas) da Brigada de Intervenção (BrigInt) do Exército Português, uma das cinco fragatas da Marinha Portuguesa e seis caças Lockheed Martin F-16AM/BM Fighting Falcon da Força Aérea Portuguesa. O 2º BIMec/Rodas está principalmente equipado com viaturas blindadas de rodas 8x8 General Dynamics European Land Systems Pandur II. Desconhece-se hoje qual o meio naval a empenhar na NRF16 mas deverá ser uma das três unidades MEKO 200PN da Classe Vasco da Gama ou das duas fragatas do tipo M que integram a Classe Bartolomeu Dias.

A habilidade em treinar, preparar e certificar a NRF16 foi executada pelo Comando da Força Conjunta Aliada de Brunssum na Holanda (Joint Force Command Brunssum) durante as duas fases finais do exercício multinacional de larga escala Tridente Juncture 2015 realizado entre os dias 03 Outubro e 06 de Novembro maioritariamente em Portugal, Itália e Espanha.

A NRF foi instituída em 2003 como força de alta-disponibilidade com meio terrestres, aéreos e navais e de forças especiais atribuídos e capazes de serem rapidamente projetados. Esta foi desenhada para realizar operações de defesa coletiva imediata, gestão de situações de crise, missões de apoio à paz, proteção de infraestruturas críticas e apoiar na ajuda humanitária.(Victor M.S. Barreira)

Fotografia: Tropas Polacas especializadas em operações NRBQ "descontaminam" uma viatura blindada de combate de infantaria Pandur II do Exército Português durante o exercício Trident Juncture 2015 (Victor M.S. Barreira).


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.