Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Japão teria oferecido a aeronave anti-submarina P-1 para o Reino Unido

Uma vez que o Japão retirou a proibição das exportações de equipamento militar, o governo japonês está promovendo diversos sistemas de armas. Assim, de acordo com a mídia japonesa, ao Reino Unido teria sido oferecida uma série de aeronaves de patrulha marítima P-1, fabricadas pela Kawasaki Heavy Industries, avaliada em cerca de 1.000 milhões de euros. Esta aeronave viria preencher as lacunas identificadas na Royal Air Force (RAF) , quando, desde 2011 se aposentaram do serviço ativo os veteranos Nimrod. Desde então a RAF não tem uma aeronave específica para missões de patrulha marítima, tendo recorrido aos aliados da OTAN, em alguns casos de busca de submarinos russos.

Como um dos principais parceiros dos Estados Unidos, o P-8 Poseidon Boeing poderia ser considerado uma das opções mais prováveis, mas a mera consideração de P-1 como candidato poderia fortalecer as possibilidades deste avião japonês perante outras possíveis competições internacionais nas quais venha a participar. O P-1 é um desenvolvimento nacional com o qual o Japão irá patrulhar as águas territoriais do Pacífico ao Mar da China Oriental, pois está prevista a compra de até 20 aeronaves desse modelo, a um preço de cerca de 170 milhões dólares americanos cada. Nem o Ministério japonês da Defesa nem a empresa Kawasaki Heavy Industries confirmaram qualquer aspecto deste negócio possível. (JNG)


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.