Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Exército Francês treina em território Polaco

Um total de 23 carros de combate e 300 militares do Exército Francês encontram-se a caminho da Polónia onde durante dois meses terão a oportunidade de realizar operações de treino no campo de manobras de Drawsko Pomorskie com outros contingentes militares.

A frota constituída por quinze carros de combate Leclerc, quatro viaturas blindadas de combate de infantaria 8x8 VBCI (Véhicule Blindé de Combat d’Infanterie), três viaturas blindadas de transporte de tropas 4x4 VAB (Véhicule de l’Avant Blindé) e uma viatura blindada de combate de engenharia EBG (Engin Blindé du Génie) partiu no passado dia 23 de Abril por via ferra desde a vila de Saint-Cyr-en-Val no Departamento do Loiret e deverá chegar ao seu destino final na Polónia até ao próximo dia 28 de Abril.

A unidade do tipo Sub-Agrupamento Táctico InterArmas ou SGTIA (Sous-Groupement Tactique InterArmes) realizará durante um período de 7 semanas diversos manobras militares com o Exército Polaco e com forças militares de outras nações aliadas que integram a NATO.

Com o objectivo de preparar a projecção das forças Francesas, um destacamento de militares do exército deslocou-se à Polónia entre os dias 2 e 6 de Fevereiro.A participação Francesa nas manobras militares insere-se no acordo de parceria para a cooperação militar celebrado entre as duas nações em 1998. A projecção das forças Francesas permitirá ainda testar a interoperabilidade das componentes blindadas dos dois exércitos que culminará com o exercício Puma 2015 a realizar entre os dias 11 e 29 de Maio em Drawsko Pomorskie.

O contingente Francês é composto essencialmente por recursos humanos e materiais provenientes do 12e Régiment de Cuirassiers (12e RC) de Orléans, e igualmente por uma secção de infantaria do 16e Bataillon de Chasseurs (16e BC) de Bitche e uma secção do 13e Régiment du Génie (13e RG) de Valdahon. A presença crescente de tropas estrangeiras em território Polaco e em países do leste Europeu pretende mostrar um sinal forte de unidade militar e política entre os países da NATO em resposta aos constantes sinais ameaçadores apresentados pelas autoridades da Moscovo. (Victor M.S. Barreira)


Fotografia 1: A Polónia acolherá 15 carros de combate Leclerc do Exército Francês durante 7 semanas (Nexter Systems).
Fotografia 2: Viatura blindada de combate de infantaria VBCI do Exército Francês numa demonstração realizada em 2014 no campo militar de Canjuers (Victor M.S. Barreira).

 


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.