Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

O Esquadrão UAV da Força Aérea Brasileira, dotado com sistemas Hermes, completou quatro anos

Baseado na cidade de Santa Maria, o  1°/12°GAv, Esquadrão Hórus, unidade da Força Aérea Brasileira responsável pela operação de aeronaves não tripuladas fornecidos pela israelense Elbit Systems Hermes 450 (designado internamente como RQ-450), e pelo Hermes 900 (RQ-900), comemorou quatro anos de existência na última quarta-feira (29/4). Criado em 29 de abril de 2011, a data foi celebrada com uma cerimônia militar realizada na Base Aérea de Santa Maria (BASM).

O comandante do Hórus, tenente coronel-aviador Renato Alves de Moraes, ressaltou a participação da Unidade, desde a sua criação até os dias atuais, em diversas operações e exercícios de interesse do Comando da Aeronáutica e do Ministério da Defesa, como por exemplo, a operação fronteiriça  Ágata. Atualmente a frota é composta por quatro Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) RQ-450 e uma RQ-900. A unidade realiza missões como Controle Aéreo Avançado, Posto de Comunicações no Ar e Reconhecimento Aéreo.Uma das missões realizadas, em 2013, foi o apoio ao esquema de segurança da Copa das Confederações. No dia da estréia, 15 de junho, uma RQ-450 conseguiu capturar até o gol do jogador brasileiro Neymar. Uma aeronave Hermes RQ 900  fornecida pela AEL a este esquadrão, foi exibido durante a última LAAD 2015. (Javier Bonilla)


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.