Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

DGA qualifica o blindado de engenharia VAB Ultima Génie

A Francesa DGA (Direction Générale de l’Armement) anunciou ter pronunciado no início de Outubro a qualificação da viatura blindada de rodas de engenharia 4x4 Renault Trucks Defense (RTD) VAB Ultima Génie (Véhicule de l’Avant Blindé).

Esta configuração apresenta algumas diferenças quando comparada com a versão VAB Ultima Infanterie de transporte de tropas de infantaria e da qual foram recebidas 230 unidades pelo Exército Francês. O processo conduzido pela DGA permitiu validar esta configuração específica já que nela foram introduzidos equipamentos próprios às missões de tropas de engenharia. Foram contratadas 60 unidades desta versão em Junho de 2014, com 30 já entregues e as restantes a serem recebidas até ao início de 2016.

Para além dos sistemas específicos a cada uma das duas variantes, o VAB Ultima incorpora de serie uma estação de armamento remotamente operada Kongsberg Protech Systems Protector com metralhadora pesada de 12.7 mm ou um lançador de granadas automático de 40 mm Heckler & Koch GMG; carregadores para as baterias utilizadas pelas tropas equipadas com o sistema Sagem FELIN (Fantassin à Équipement et Liaisons Intégrés); o sistema de informação Sagem SITEL (Systeme d’Information Terminal ELementaire); grelhas exteriores de protecção balística da Amefo; sistema de travagem e suspensão reforçados; inibidor de transmissão; bancos suspensos da Schroth Safety Products; o sensor de detecção e localização de disparos de armamento SLATE (Système de Localisation du Tireur Embusqué) da Metravib; suportes para a instalação de metralhadoras ligeiras; depósitos superiores e traseiros para o transporte de munições, sistemas anti-carro e morteiros ligeiros; vidros protegidos da Rheinmetall Chempro; sistema de blindagem adicional da IBD Deisenroth Engineering contra minas terrestres e outros engenhos explosivos; novos suportes para diversas antenas; e modificações estruturais.

A modernização de 290 viaturas VAB para a configuração VAB Ultima permitiu principalmente aumentar a protecção e sobrevivência, o poder de fogo e a capacidade de comando e controlo.

O VAB que hoje existe em cerca de 30 versões e com cerca de 3000 unidades ainda em serviço será progressivamente substituído a partir de 2018 por viaturas blindadas multi-tarefa de rodas 6x6 Griffon que um consórcio temporário formado pelas empresas Renault Trucks Defense, Nexter Systems e Thales desenvolve através de um contrato atribuído pela DGA em Dezembro de 2014. O contrato atribuído no âmbito do projecto EBMR (Engin Blindé Multi-Rôles) integra o programa SCORPION (Synergie du COntact Renforcé par la Polyvalence et l'InfovalorisatiON) de modernização do Exército Francês e prevê um total de 1722 veículos em diversas versões. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia: Blindado de rodas VAB Ultima Génie do Exército Francês (RTD).


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.