Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

A União Internacional de Telecomunicações, LACNIC e Agesic, simulam um grande ataque cibernético contra a América Latina, no Uruguai

Com a Agência de Governo Eletrônico e Sociedade da Informação Uruguai (AGESIC) como anfitrião, a União Internacional de Telecomunicações (UIT) e do Registro de Endereços Internet para a América Latina e Caribe (LACNIC) realizar uma grande simulação de ataque cibernético  ao continente para verificar as capacidades específicas de cada país da região no que diz respeito a emergências cibernéticas.

No entendimento de que o crime cibernético tem aumentado e atividade maliciosa no ciberespaço, por vezes, põe em perigo infraestrutura- inclusive, e especialmente a oficial-em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) dos países, é urgente ter equipes em cada país para dar resposta imediata a tais incidentes e fazer exercícios periódicos a respeito. Isso aconteceu em um hotel de Montevidéu, onde o ITU-IMPACT ALERT Workshop se desenvolveu de  26 a 28 de agosto convocando representantes oficiais de todos os países das Américas e especialistas de todo o mundo.

O objetivo do evento foi o de melhorar os diversos processos existentes neste setor, a fim de organizar e equipar as organizações nacionais e regionais, para adquirir a necessária velocidade de reconhecimento em casos de ataques cibernéticos, proporcionando respostas bem sucedidas para evitar ou atenuar os danos e reduzir os custos de recuperação dos respectivos sistemas.

Parte da avaliação e as conclusões deste evento internacional, serão resumidas numa Oficina de Segurança Informática, na terça-feira, 3 de setembro, organizado pelo Centro Nacional de Respostas a Incidentes de Informáticos (CERTuy) e entregues por seu diretor, Eng. Santiago Paz. (Javier Bonilla)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.