Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

O sistema SDL-SS da espanhol SAES já está instalado e em pleno funcionamento em 3 corvetas suecas

O ano de 2014 começou com muito sucesso para SDL-SS (Sensor Data Link - Segmento Surface) programa que a empresa espanhola SAES desenvolvido para a Marinha Real da Suécia, com a aceitação final destes sistemas de guerra anti-submarina, que durante 2013 foram submetidos a testes de mar em Karlskrona, com a participação da Marinha e da Administração de Material de Defesa (FMV). Este programa, lançado em 2010, este ano culminará com a entrega e aceitação dos 5 sistemas que FMV adquiriu a capacidade de melhorar corvetas de guerra anti-submarino do tipo Visby.

Os três sistemas instalados nos Karlstad, Nyköping e Visby foram totalmente aceitos. Faz parte do sistema Sensor Data Link (SDL), que define uma nova solução operacional, através do uso coordenado de duas plataformas, um controle remoto e alto (SDL-AS) instalado a bordo de aeronaves (tripuladas ou não tripuladas) e outras plataformas superfície (SDL-SS).  O sistema SDL permite que navíos de pequeno tamanho (500-2000 ton.) possam participar ativamente em missões anti-submarino complexas adicionando vantagens operacionais devido à sua maior velocidade e fácil capacidade de manobra.

Por outro lado, programa vários modos de comunicação: Linha Of Sight (LOS), para a troca de informações táticas e de inteligência, seja com uma plataforma superfície SDL-SS (modo de comunicação superfície a superfície S2S) ou bem com uma plataforma remota SDL-AS (Surface To Air S2A); e satélite (SATCOM S2SAT), para a troca de informações táticas e de inteligência com as plataformas distantes. Esses modos de comunicação permitem participar de uma rede Network Centric Warfare (NCW). Os helicópteros HKP-15 do Visby foram dotados, desde 2008, com o SDL-AS, pelo que a Marinha sueca já tem o sistema SDL completo.


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.