Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Pilotos Sauditas treinam nos céus Franceses

(defensa.com) No período compreendido entre os dias 7 e 17 de Abril, as forças aéreas da França e da Arábia Saudita participam no exercício bilateral e bianual Green Shield 2014 a ter lugar a partir da Base Aérea Nº133 de Nancy-Ochey, região Francesa da Meurthe-et-Moselle.

Nesse período serão exercitados um largo espetro de missões aéreas em cenários como a busca e resgate em combate, combate aéreo, guerra eletrónica, operações aéreas combinadas, assim como o melhoramento da interoperabilidade entre as duas forças.

O exercício contará com o envolvimento de cerca de 180 militares da Força Aérea Real da Arábia Saudita e 100 militares da Força Aérea Francesa, mais pessoal de apoio da Base Aérea Nº133.

A Arábia Saudita participa no exercício com seis caças F-15, quatro aeronaves de transporte C-130 Hercules e três aeronaves de reabastecimento A330 MRTT. A França aporta 4 caças Mirage 2000-5, dois caças Mirage 2000C/B e três caças Rafale, duas aeronaves de treino avançado Alpha Jet E, uma aeronave de vigilância e reconhecimento E-3F e ainda dois helicópteros de transporte EC725 Caracal. A França participa ainda com sistemas terrestres de defesa anti-aérea e meios de simulação.

Este exercício ilustra perfeitamente o nível de cooperação militar entre as duas nações. Ambos países têm realizado em conjunto diversos exercícios aéreos, terrestres e navais tanto em território Francês como no Reino da Arábia Saudita. Estes laços são complementados pela forte presença de equipamentos militares de origem Francesa no inventário das Forças Armadas Sauditas. A Arábia Saudita foi no decorrer de 2013 um dos principais destinos das exportações da indústria de defesa Francesa. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia: O caça Francês Rafale evoluirá lado a lado com caças F-15 da Arábia Saudita (Armée de l´Air).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.