Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

NRP "Tridente" integra a SNMG 2

O submarino de ataque S160 NRP "Tridente" da Marinha Portuguesa integrará nos próximos dias a força naval multinacional permanente da NATO, a SNMG 2 (Standing NATO Maritime Group 2) e nesse âmbito participará na operação naval "Active Endeavour" sob a responsabilidade do Comando Marítimo da Aliança Atlântica em Northwood no Reino Unido (MARCOM) e a realizar no mar mediterrâneo. O submarino integrará a força de 9 a 21 de Setembro e estará de regresso à Lisboa no início do mês de Outubro. A operação "Active Endeavour" tem como objetivos patrulhar o Mediterrâneo e monitorizar o trafego marítimo e nesse âmbito assegurar a deteção, defesa e atividades associadas ao terrorismo.

Para além do NRP "Tridente", a SNMG 2 compreende a fragata Espanhola SPS "Blas de Lezo" que atua como navio almirante, a fragata Turca TCG "Salihreis" e a fragata Alemã FGS "Saschen".

Portugal opera uma segunda unidade do submarino U209PN com propulsão independente do ar, o S161 NRP "Arpão", formando ambos a Classe Tridente. As unidades navais foram adquiridas em Abril de 2004 à Alemã TKMS (ThyssenKrupp Marine Systems) para substituírem os submarinos de propulsão diesel-elétrica da Classe Albacora de origem Francesa.

O NRP "Tridente" entrou ao serviço em Junho de 2010 e o NRP "Arpão" em Dezembro do mesmo ano. Os submarinos Portugueses estão armados com torpedos pesados Black Shark da Whitehead Alenia Sistemi Subacquei (WASS) e receberão mísseis anti-navio e de ataque terrestre Boeing UGM-84 Sub-Harpoon Block II, já que os navios foram recebidos com os equipamentos necessários para a operação do míssil.

Os navios foram desenvolvidos para realizarem um amplo espectro de missões, incluindo a proteção a forças navais combinadas, patrulha, vigilância, recolha de informações, ataques seletivos a interesses estratégicos, interdição de áreas estratégicas e introdução discreta de elementos de forças de operações especiais. (Victor S.M. Barreira)

Fotografia : Submarino Português NRP "Tridente" (Marinha Portuguesa).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.