Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Noruega recebe o primeiro CV90.

Victor M.S. Barreira

O fabricante Sueco de veículos blindados BAE Systems Hägglunds entregou no dia 25 de Fevereiro o primeiro de dois veículos blindados de lagartas CV90 de pré-serie para o Exército Real Norueguês, neste caso um CV9030N de combate de infantaria. As duas unidades serão proximamente submetidas a diversos testes.

No ambito de um contrato valorado em 750 milhões de dólares e celebrado em Junho 2012 entre o Ministério Norueguês da Defesa e a empresa, esta última realizará a modernização e modificação dos 103 veículos existentes, a produção de novos chassis e o fornecimento de unidades de nova construção.

Depois do programa concluído, a Noruega contará com 74 veículos de combate de infantaria, 21 veículos de reconhecimento, 15 veículos de comando, 16 veículos de engenharia, dois veículos de treino em condução e 16 veículos multi-tarefa para diferentes missões incluindo porta-morteiro e transporte logístico. A entrega das viaturas de produção decorrerá entre Janeiro de 2015 e 2017.

Os veículos recebem a estação de armas remotamente controlada Kongsberg Protech Systems M151 Protector, um sistema de lagartas de borracha da Soucy Defense, sistemas de comunicações da Thales Norway, um sistema de informação, um sistema modular de proteção e um sistema de vigilância periférica. As unidades de reconhecimento recebem um sistema eletro-ótico de vigilância da Vinghog, integrado num mastro.

Nas diferentes versões, o CV90 é hoje empregue pelos exércitos da Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Suíça e Holanda.

Fotografia: Primeiro CV9030N modernizado, no qual foi integrada a estação remotamente operada M151 Protector (BAE Systems Hägglunds).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.