Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Nexter Systems assegura operacionalidade dos VBCI

O especialista Francês dos veículos blindados e sistemas de artilharia Nexter Systems foi contatada pela SIMMT (Structure Intégrée du Maintien en condition opérationnelle des Matériels Terrestres), a estrutura responsável por manter em condições operacionais os equipamentos terrestres do Ministério da Defesa Francês para assegurar o apoio em serviço aos veículos blindados de rodas 8x8 VBCI (Véhicule Blindé de Combat d’Infanterie) do Exército Francês.

O contrato do tipo MSS (Marché de Soutien en Service) celebrado no dia 4 de Abril foi inicialmente notificado pelo SIMMT no dia 2 de Dezembro de 2013 por um período de 10 anos a ter início no próximo dia 1 de Agosto, permitindo assim substituir o anterior contrato de 2008.

O VBCI foi adquirido a 630 exemplares pela DGA (Direction Générale de l´Armement) à Nexter Systems, compreendendo 520 unidades de combate de infantaria VCI (Véhicule de Combat d´Infanterie), e 110 viaturas na configuração de posto de comando VPC (Véhicule Poste de Commandement) já todas entregues, com a finalidade de substituir as viaturas blindadas de lagartas AMX-10P. O VCI incorpora uma torre protegida Tarask da Nexter Systems armada com uma peça automática de 25 mm 25M811 do mesmo fabricante, e está disponível em duas variantes. A versão VPC recebeu uma estação de armas remotamente controlada FN Herstal ARROWS (Advanced Reconnaissance and Remotely Operated Weapon System) armada com uma metralhadora pesada de 12.7 mm, e o sistema de informações SIR (Système d'Informations Régimentaire) da Airbus Defence and Space.

A entrega dos veículos produzidos na fábrica de Roanne em parceria com a Renault Trucks Defense (RTD) deverá terminar em Março de 2015.

Desde Janeiro de 2013, decorre a entrega ao Exército Francês de viaturas VBCI modificadas para permitir a operação de tropas equipadas com o sistema Sagem FELIN (Fantassin à Équipements et Liaisons INtégrés) de modernização do soldado. Este projeto estará completo em meados de 2015. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia: Viatura blindada de rodas VBCI na configuração de combate de infantaria (Victor M.S. Barreira).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.