Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Navantia no encontro naval da Colômbia OPV 2014

Entre os dias 30 de junho e 2 de julho próximo será realizada no hotel Hilton Cartagena, de Cartagena de Índias, a terceira Conferência OPV (Offshore Patrol Vessels) Latin America 2014. O evento se focaliza nos programas para navios de vigilância e combate costeiro, litoral e patrulha da Zona Econômica Exclusiva.

OPV Latin America começou em 2012 no Rio de Janeiro. Nesta oportunidade, Colômbia sediara este evento, contando com o apoio do estaleiro local oficial, COTECMAR, e da Armada deste país.

Diferentes Marinhas de Guerra da América Latina mostraram interesse, ou, até iniciaram programas de navio deste tipo, motivo pelo qual entre os temas a debater estão os diferentes desenhos, a situação do mercado, a capacidade de diferentes estaleiros, sistemas de design, plataforma de controle de sistemas ou as capacidades de tais navios.

O evento terá início no dia 30 de junho, com uma série de visitas a diferentes navios da Marinha da Colômbia. Nos seguintes dois dias serão realizadas apresentações de vários estaleiros internacionais, como Navantia, e conferências, entre as quais terá lugar uma sobre OPV e a familia Avante a cargo de Emiliano Matesanz, gerente de desenvolvimento de negócios da empresa espanhola. Navantia apresentará os seus produtos na área de OPV, como aqueles da família Avante, aos integrantes das marinhas dos países participantes do evento.

Colômbia lançou o Plano Orion, que irá fornecer uma série de  6 navios tipo OPV baseada na fabricação local de um projeto Fassmer até 2015, parte do qual está integrado por duas unidades já  entregues (os navios ARC 20 de Julio e ARC 7 de Agosto).

Também agora, nestes momentos se trabalha para definir os requerimentos das futuras fragatas, contando com a colaboração da Armada Espanhola. O estaleiro espanhol apresentou no pais , propostas para um navio hospital e um outro do tipo LPD (Landing Plattform Dock), respeito aos quais ainda aguarda-se uma resposta.

De forma paralela a OPV 2014, se desenvolve no mesmo lugar, o evento SANSEC 14, que será uma conferência sobre segurança na América do sul, focalizada no gerenciamento e a  proteção das fronteiras ou territórios no continente. Vai tratar temas como a presença transnacional do crime organizado , problemas ambientais e narcotráfico.

Na SANSEC 14 Navantia apresentará o seu Sistema de Exploração e Reconhecimento Terrestre (SERT) e haverá uma palestra  de Lorenzo Abad, Gerente de desenvolvimento de negócios da Navantia. (JNG)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.