Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Mectron apresentou em Brasília um Simulador Tático de Consciência Situacional

Os visitantes do Seminário de Comando e Controle 2014, evento promovido pelo Ministério da Defesa do Brasil e realizado na sede do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), em Brasília, puderam presenciar uma demonstração do Simulador Tático de Consciência Situacional (SimTCS), produto desenvolvido pela Mectron, subsidiaria da Odebrecht Defesa e Tecnologia (ODT). Trata-se uma avançada ferramenta para o desenvolvimento de Sistemas de Comunicações por Enlace de Dados, normalmente conhecidos como Data-Links para aplicações militares. A ferramenta simula o funcionamento de um sistema de comunicações envolvendo diversas entidades operacionais conectadas a um cenário operacional: estações de data-link embarcadas em aeronaves – estas, por sua vez, estão integradas a simuladores de vôo – estações de C2 (Comando & Controle), estações de planejamento de missões, e outras estações em plataformas fixas e móveis.

A Mectron possui hoje dois programas de desenvolvimento na área de comunicações. No final de 2012, a FAB anunciou em seu portal, um contrato com a empresa para o desenvolvimento do Link BR2, prevendo a instalação do sistema em várias aeronaves, além de estações em solo, inclusive para uso do Exército e da Marinha. A empresa paulista também participa no projeto RDS – Rádio Definido por Software de Defesa, coordenado pelo CTEx – Centro Tecnológico do Exército Brasileiro, que integra o Projeto Estratégico de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro, visando a interoperabilidade de comunicação entre as Forças Armadas brasileiras. (Javier Bonilla)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.