Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

A Marinha Belga recebe o seu primeiro helicóptero de fragata OTAN NH 90

Eurocopter entregou o primeiro helicóptero de fragata NH-90 OTAN (NFH pelas suas siglas em inglês) às Forças Armadas Belgas, para ser operado  pelo Componente Aéreo da Armada.  Trata-se do primeiro  NH90 NFH  entregue a este país, sendo também o primeiro construído nas instalações da Eurocopter em Donauwörth, Alemanha. A Bélgica é o quinto país a colocar a versão NFH (NATO Frigate Helicopter) em serviço.

O treinamento das tripulações da Marinha belga será iniciado em setembro de 2013, e as operações (com dois helicópteros, em configuração semelhante ao dos NFH holandeses) começarão em 2014. A Bélgica encomendou um total de oito NH-90, incluindo  os quatro NFH navais  para substituir os helicópteros Sea King da sua Marinha.

As unidades militares nas quais o NH 90 NFH serve atualmente, registraram um grande sucesso operacional, tanto para atividades SAR, como de transporte ou vigilância. Por exemplo, ate hoje, helicópteros deste modelo da Marinha francesa salvaram a mais de 50 pessoas, enquanto a Holanda destinou os seus NFH (NATO Frigate Helicopter) em apoio do operativo naval Atalanta, desenvolvido pela União Européia no Chifre da África.

Até o momento o NH90 já acumula 529 encomendas firmes (111 são da variante NFH) por parte de 14 países, e 154 exemplares já foram entregues. O consórcio NHIndustries, o qual integra a Eurocopter (62,5%), Agusta Westland (32%) e Stork Fokker (5,5%) é o responsável do gerenciamento do programa NH-90.




Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.