Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Itália enviará quatro jatos Tornado para combater o estado islâmico

(defensa.com) O governo italiano vai aumentar sua participação na Coalizão Internacional para lutar contra o Estado Islâmico no Iraque e na Síria, com quatro aeronaves Tornado IDS que são aguardadas para serem desdobradas no Kuwait. Os quatro jatos pertencem ao 6º. Stormo baseado em Ghedi, e devem ser operados a partir da base Ahmed Al Jaber no Kuwait.

As aeronaves, apesar de ser a versão IDS (Interdição e apreensão) devem desenvolver missões de reconhecimento, empregando as RecceLite da israelense RAFAEL, em uma missão similar à que já foi realizada nos conflitos de Líbia e no Afeganistão. A barquinha RecceLite é a versão de reconhecimento do sistema de designação de objetivos Litening, e é usado para obter imagens em tempo real, que também podem ser transferidas em tempo real ao Centro de Comando em terra para ser objeto de análise.

Contam com sensores eletros-ópticos estabilizados para a operação diurna e noturna, um gravador de estado sólido e um datalink. Roma já destinou a Kuwait como parte de seu compromisso com a Coalizão Internacional, uma aeronave de reabastecimento KC-767 e dois UAVs Predator para missões de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR). (JNG)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.