Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

França celebrará a sua festa nacional com pompa e circunstância

(defensa.com) Baixo o lema «Umas Forças Armadas de primeiro nível, orgulhosas da sua história», as Forças Armadas Francesas terão novamente a missão de apresentar ao país e às delegações estrangeiras convidadas a capacidade bélica gaulesa e a não menos importante a capacidade da sua indústria de defesa, cumprindo assim com as já tradicionais celebrações do 14 de Julho que tem como ponto alto o desfile militar na bem famosa Avenida dos Campos Elísios em Paris.

Em particular destaque, estarão as forças militares que integram a Operação Serval no Mali, a Brigada Franco-Alemã e um destacamento de militares Croatas. Salienta-se que este ano as festividades não contarão com os habituais meios pesados como os carros de combate Leclerc e os obuses auto-propulsados de 155 mm sobre lagartas AUF1 do exército, mas terão pela primeira vez a aeronave de transporte A400M Atlas, esta que deverá merecer todas as atenções dos convidados.
Na próxima edição do 14 de Julho, irão desfilar um total de 4823 militares, 265 veículos de diversos tipos, 82 motos, 58 aeronaves de asa fixa incluindo 45 da força aérea, 6 da marinha e 7 estrangeiras, 35 helicópteros e 241 cavalos. Estarão representados os três ramos das forças armadas incluindo unidades de ensino e formação, de reabastecimento em combustíveis e da muito célebre Legião Estrangeira, a polícia nacional, a Gendarmerie, e a Brigada de Sapadores Bombeiros de Paris.
O exército contará com militares apeados de três regimentos da Legião Estrangeira, do 152º Regimento de Infantaria, do 501º Regimento de Carros de Combate, do 35 Regimento de Artilharia Aerotransportada, do 3º Regimento de Engenharia, do Centro Nacional de Treino Comando e do Comando dos Centros de Preparação das Forças. O desfile motorizado compreenderá elementos de comando do 3º Estado-Maior de Forças com veículos blindados de reconhecimento VB2L, do Estado-Maior do Comando do 9º Batalhão de Infantaria de Marinha com veículos VB2L e VBL, do Esquadrão de Apoio ao Combate do Regimento de Infantaria Blindada de Marinha com veículos VBL e VAB, da 9ª Bateria de Inteligência de Brigada com veículos PVP e VAB, do 3º Regimento de Infantaria de Marinha com veículos VBCI e VAB, do Regimento de Infantaria Blindada de Marinha com veículos AMX 10 RCR e ERC 90 Sagaie, do 11º Regimento de Artilharia com sistemas auto-propulsados de artilharia de campanha CAESAR de 155 mm e morteiros de 120 mm Mo 120 rebocados por veículos VAB, do 6º Regimento de Engenharia com 14 veículos de diversos modelos e do 54º Regimento de Transmissões com 9 veículos. 13 veículos do Serviço de Combustíveis das Forças  farão também parte do desfile motorizado.
A Força Aérea Francesa fará desfilar militares da Gendarmerie do Ar, das bases aéreas 105 de Évreux e 942 de Lyon e ainda o Esquadrão de Defesa Anti-Aérea EDSA 12/950 "Tursan" da Base Aérea 118 de Mont-de-Marsan. O desfile aéreo de abertura contará com aeronaves da força aérea e da marinha nomeadamente caças Rafale, SEM (Super Etendard Modernisé), Mirage F1 CR, Mirage 2000 de diversas versões, aeronaves de transporte A400M Atlas, C-130H Hercules, CN235, C-135 FR e C-160 Transall, aeronaves de treino Alpha Jet A, Xingu, TB 30 Epsilon, Grob 120 e SR 22, de reconhecimento E-3F e aeronaves de vigilância e patrulha marítima Falcon 50 e Atlantique 2 respetivamente. Fruto da cooperação militar da França com outros países, os céus Franceses acolherão aeronaves Typhoon e C-160 Transall da Força Aérea Alemã, um C-130J Super Hercules Dinamarquês e um Alpha Jet E da Componente Aérea Belga.
As asas rotativas serão representadas por modelos operados por diversas forças Francesas compreendendo 19 do exército, 6 da força aérea, 4 da marinha, 3 da Gendarmerie e 3 da protecção civil, compreenderão os modelos EC 725 Caracal, AS 332 Super Puma, SA 330 Puma, NH 90 Caïman, AS 565 Panther, AS 365F Dauphin, EC 665 Tigre HAP e HAD, SA 342 M1 Gazelle Viviane, AS 555AN Fennec, EC 145 e EC 135, para além um EC 665 Tiger UHT do Exército Alemão.
A Marinha Francesa será representada por militares apeados que compõem as guarnições das fragatas FS ''Jean de Vienne'' e FS ''Forbin'' e do navio de projeção e comando FS ''Mistral''. (Victor M.S. Barreira)
Fotografia : Veículos blindados de combate de Infantaria VBCI durante um anterior desfile do 14 de Julho (Philippe Wodka-Gallien).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.