Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Exército Britânico avaliará os VBCI e CAESAR Franceses

No âmbito do acordo de cooperação Franco-Britânico de Lancaster House celebrado em 2010, o Exército Francês vai por à disposição do Exército Britânico um total de 19 viaturas blindadas de combate de infantaria VBCI (Véhicule Blindé de Combat d’Infanterie) e dois sistemas de artilharia auto-propulsada de 155 mm CAESAR (CAmion Equipé d’un Système d’ARtillerie).

O projecto baptizado de "Brittany" será iniciado durante o próximo Outono depois da assinatura de acordos técnicos e decorrerá por um período de 6 meses, na quase totalidade custeado pelo Reino Unido.

Uma Carta de Interesse assinada pelos Chefes de Estado Maior dos exércitos de ambos os países no dia 1 de Julho permitirá que o Exército Britânico possa realizar a experimentação de ambos os sistemas de armas fabricados pela Nexter Systems e o seu parceiro Renault Trucks Defense (RTD) e hoje largamente empregues pelo Exército Francês. A formação dos militares Britânicos na operação dos veículos será principalmente assegurada por militares do 1º Regimento de Caçadores de África (1er Régiment de Chasseurs d’Afrique ou 1er RCA) de Canjuers.

Aparentemente a decisão de testar o VBCI não está no curto prazo relacionada com uma próxima contratação do veículo mas sim com a oportunidade de experimenta-lo no âmbito da cooperação militar bilateral. Estima-se que a experimentação do veículo poderá também servir de apoio numa possível futura reabertura do programa FRES UV, para o qual o VBCI competiu no passado com o Piranha 5 da General Dynamics European Land Systems (GDELS), não tendo sido nenhum escolhido já que o programa foi cancelado.

A avaliação do CAESAR poderá ela servir para auxiliar os Britânicos a definirem novas metodologias de emprego da artilharia de campanha e na elaborarão de requerimentos técnicos com vista a concretizar a substituição a longo prazo dos meios hoje existentes como o sistema auto-propulsado AS90 Braveheart e a peça rebocada de 105 mm L118 Light Gun.


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.