Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

DGA qualifica o sistema de artilharia LRU

A Francesa DGA (Direction Générale de l´Armement) completou recentemente o procedimento de qualificação do sistema lança-foguetes unitário LRU (Lance Roquettes Unitaire) destinado ao 1º Regimento de Artilharia (1er Régiment d´Artillerie ou 1er RA) do Exército Francês.

O fim do processo de qualificação acontece depois de campanhas de tiro realizadas nos Estados Unidos em Agosto de 2013 e Novembro de 2013 em França, precisamente nas instalações de testes de mísseis da DGA Essais de Missiles na Ilha do Levant.

13 dos 57 sistemas de lança-foguetes múltiplos M270 adquiridos no passado aos Estados Unidos ou LRM (Lance Roquettes Multiples) como é designado pelo Exército Francês, são modernizados pela Alemã Krauss-Maffei Wegmann (KMW) no âmbito de um contrato celebrado em Setembro de 2011 com a também Alemã Bundesamt für Ausrüstung, Informationstechnik und Nutzung der Bundeswehr (BAAINBw).  

A modernização do sistema de armas Francês incidiu na modificação do módulo de lançamento, substituição dos foguetes M26 por foguetes guiados M31 do tipo GMLRS-U (Guided Multiple Launch Rocket System-Unitary) da Lockheed Martin com um sistema de propulsão da Roxel (uma empresa conjunta da MBDA e da Herakles do grupo Safran), instalação do sistema de navegação Sigma 30 da Sagem, um sistema de comando eléctrico da torre e integração do sistema de comando e controlo ATLAS Feu da Thales Communications & Security, entre outros. O foguete M31 oferece um alcance máximo de 70 km, uma velocidade máxima de Mach 3.3 e uma carga explosiva de 90 kg. O emprego do M31 permite que alvos pontuais sejam atingidos sem provocar danos colaterais importantes. Em 2013, foram recebidos 252 foguetes.

Nos próximos meses, a Secção Técnica do Exército Francês ou STAT (Section Technique de l’Armée de Terre) procederá às últimas verificações do LRU antes da entrega dos sistemas ao 1º Regimento de Artilharia de Belfort. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia: Os sistemas LRM do Exército Francês são modernizados para a configuração LRU (Philippe Wodka-Gallien).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.