Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

DGA qualifica o blindado de rodas VBCI com um peso de 32 toneladas

(defensa.com) A Francesa DGA (Direction Générale de l´Armement) anunciou a qualificação da viatura blindada de combate de infantaria 8x8 VBCI (Véhicule Blindé de Combat d'Infanterie) numa configuração com um peso em ordem de combate de 32 toneladas em oposição às 29 toneladas dos veículos em serviço no Exército Francês. Este aumento de peso permitiu melhorar consideravelmente a proteção blindadas do veículo, oferecendo assim uma maior capacidade de resposta contra dispositivos explosivos improvisados e sistemas lança foguetes, mantendo contudo a elevada mobilidade do veículo.

Os testes foram conduzidos durante 18 meses em diversos cenários geográficos localizados nas instalações militares existentes em Biscarosse, Coëtquidan, Fontevraud, Canjuers e Valloire.

Em 2015, o Exército Francês receberá da Nexter Systems e do seu parceiro Renault Trucks Defense (RTD) os últimos exemplares de 630 blindados VBCI contratados pela DGA. 520 veículos são produzidos na versão de combate de infantaria VCI (Véhicule de Combat d’Infanterie) e 110 exemplares na versão de posto de comando VPC (Véhicule Poste de Commandement), estes últimos já recebidos. Todas as unidades adquiridas recebem hoje um sistema de carregamento de baterias da Sagem para o apoio aos combatentes embarcados equipados com o sistema Sagem FELIN (Fantassin à Equipements et Liaisons INtégrés) de modernização do soldado.

A versão VCI incorpora uma torre protegida Tarask armada com uma peça automática 25M811 de 25 mm e uma metralhadora coaxial de 7.62 mm. O VPC está equipado com uma estação de armas remotamente controlada ARROWS (Advanced Reconnaissance & Remotely Operated Weapon System) da FN Herstal armada com uma metralhadora pesada de 12.7 mm, e o sistema de informação SIR (Système d'Information Régimentaire) da Airbus Defence & Space.

O VBCI é apresentado com uma viatura provada em combate já que desempenhou missões nos teatros de operações Afeganistão, Líbano, Mali e da República Centro Africana (RCA). (Victor M.S. Barreira)

Fotografia: Viatura blindada de rodas de combate de infantaria VBCI em operação no Afeganistão (Nexter Systems-Yves Debay).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.