Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Destroyer britânico chegou ao Chile para Exponaval

(defensa.com) O destroyer uma das mais modernas unidades navais em serviço na Marinha do Reino Unido chegou à sexta-feira (28/11) em visita oficial ao porto de Valparaíso, onde fez parte da Exponaval 2014, a maior feira naval e marítima da América Latina.

O evento reuniu mais de 140 empresas de todo o mundo, que exibiram os últimos avanços tecnológicos para aplicação naval e marítima, numa exposição que aconteceu entre os dias 2 e 5 de dezembro na Base Aeronaval Viña del Mar, em Concón, complementada pela presença de unidades navais no porto vizinho de Valparaíso.

Quase imediatamente, o navio britânico saiu para realizar exercícios junto a outras unidades da Armada chilena, para retornar a Valparaíso na terça-feira (02/12) e aí sim,  participar da mostra Exponaval 2014.

O HMS Dragon, sob o comando de Rex Cox, corresponde a uma das seis unidades Tipo 45 (ou Classe Daring) que se encontram atualmente em serviço na Marinha Britânica, onde cumpre principalmente missões de defesa aérea e antimíssil. Também realiza patrulhas preventivas contra pirataria, narcotráfico e ameaças submarinas, e mantém uma permanente disponibilidade para prover ajuda humanitária em casos de catástrofes.

Pesando quase 8.000 toneladas, com 152 metros, o seu armamento mais importante é o sistema de mísseis Sea Viper, destinado a dar proteção a toda uma força tarefa, apoiando-se na informação adquirida através do radar multifuncional Sampson montado em seu mastro principal.

Sua construção esteve a cargo do conglomerado britânico BAE Systems e em seu sistema de propulsão, turbinas a gás Roll Royce e gerador diesel Wärtsilä, empresas que também fizeram parte da exibição da Exponaval Trans-port 2014. (Cristián Marambio)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.