Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

DCNS lança à água a terceira FREMM Francesa

No dia 18 de Setembro, a Francesa DCNS lançará à água a terceira fragata multi-missões FREMM (Frégate Européenne Multi-Missions) destinada à Marine Nationale. O navio, "Provence" que integra a Classe Aquitaine, será entregue em 2015. A DGA (Direction Générale de l´Armement) contratou através da OCCAR (Organisation Conjointe de Coopération en matière d'ARmement) um total de 11 fragatas FREMM em dois contratos separados, incluindo 9 unidades de guerra anti-submarina e duas unidades de defesa anti-aérea, estas últimas duas localmente designadas de FREDA (FRégate de Défense Aérienne), para substituírem progressivamente as fragatas to tipo F67 e F70.

Para além da "Provence", a DCNS tem atualmente em construção nos seus estaleiros de Lorient mais três fragatas, a "Normandie" lançada à água em Outubro de 2012 e a entregar em 2014, a "Languedoc" e a "Auvergne", e iniciará ainda este mês a construção do navio "Alsace". Um primeiro navio, a D650 FS "Aquitaine" foi formalmente entregue em Novembro de 2012. A DCNS termina presentemente o processo de construção de uma FREMM para a Marinha Real de Marrocos, a D601 "Mohammed VI", cuja entrega deverá acontecer ainda este ano.
No âmbito da Lei de Programação Militar 2014-2019 (LPM), serão recebidos neste período 5 navios. As recentes mudanças, indicam que a sétima e oitava unidade serão da configuração de guerra anti-aérea e não de luta anti-submarina como inicialmente previsto. Em 2016, será tomada uma decisão sobre a configuração dos três últimos navios. Inicialmente, as três últimas unidades construídas seriam uma de guerra anti-submarina e para finalizar as FREDA. A data de conclusão do programa apontava para 2022 mas com as recentes mudanças, espera-se um prolongamento da entrada ao serviço dos navios.
Na versão anti-submarina, a FREMM está armada com uma estação Super Rapid armada com uma peça de 76 mm, 8 mísseis anti-navio Exocet MM 40 Block III, 16 mísseis superfície-ar Aster 15, 16 mísseis de cruzeiro MdCN, 19 torpedos MU 90 Impact, duas estações remotamente operadas de 20 mm NARWHAL, dois sistemas anti-torpedos Contralto-V, dois lançadores de engodos aéreos NGDS e reparos para metralhadoras de 12.7 mm. As unidades FREDA recebem 32 mísseis Aster 15 e 30 e não os MdCN. A "Normandie" será a primeira unidade a receber o sistema NARWHAL. (Victor M.S. Barreira)
Fotografia : A França espera receber 11 fragatas FREMM, aqui a D650 FS "Aquitaine (Victor M.S. Barreira).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.