Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Correa apresenta o primeiro VANT construído pela Força Aérea Equatoriana

(defensa.com) UAV-2 "Gavião", assim foi chamado o primeiro UAV projetado e construído, em fibra de carbono e madeira, pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da FAE (Força Aérea Equatoriana). Ao todo, três exemplares foram criados: UAV-0,  unidade de teste e demonstração de aeronaves, UAV-1 Fénix, e o  protótipo final UAV 2,  Falcão. O sistema é alimentado por gasolina, contando com uma autonomia de sete horas e localização por satélite.

O presidente Correa disse durante a apresentação da aeronave que FAE vai fabricar o UAV em série para o país se tornar um exportador desses sistemas "pelo menos na América Latina", afirmou. Em comparação com US$ 20 milhões pagos em 2007 para Israel por seis drones, "com o que custa para comprar uma aeronave israelense, compramos uma frota de aviões equatorianos como os que estão fazendo FAE (Força Aérea Equatoriana)", cujo custo unitário beirou o meio milhão de dólares.

De acordo com o presidente do Equador, durante 2014, a FAE espera construir quatro aeronaves para uso doméstico. Enquanto isso, o coronel Edgar Jaramillo, que liderou a equipe que construiu o UAV, explicou que o Falcão irá a ser utilizado para tarefas de pesquisa, monitoramento e busca de informações em áreas estratégicas. O sistema pode realizar vigilância e reconhecimento para a vigilância dos recursos estratégicos, gestão de riscos, patrulha de fronteira e controle de narcóticos.


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.