Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Coreia do Sul lança submarino “Kim Jwa Jin” do tipo 214

O "Kim Jwa-jin", de 1.800 toneladas, foi lançado na Coréia do Sul, no estaleiro da Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering, na ilha Geoje, ao sul do país.
Segundo as primeiras estimativas vai ser entregue à Marinha em 2014, estando operacional para 2015. Participaram da cerimônia a presidente sul-coreana, Park Geun-hye, o ministro da Defesa, Kim Kwan-jin.
Os submarinos do Tipo 214, foram construídos, igual que os do Tipo 209, já em serviço, sob licença da HDW (hoje Thyssenkrupp Marine Systems). Os três primeiros do Tipo 214 foram construídos por Hyundai Heavy Industries (HHI). O “Kim Jwa Jin” é o primeiro de um segundo lote de seis unidades a serem construídas por HHI e a DSME até 2019.
O nome selecionado para este submarino, na linha dos escolhidos para a série 214, honra a um antigo combatente pela independência do povo coreano contra os ocupantes japoneses na batalha de 1920, na península onde atualmente se encontram as duas Coreias.

Propulsado por motores diesel e transportando 40 tripulantes, tem 65,3 metros de eslora, por 6,3 de largura. Inclui o sistema AIP (sistema de propulsão que dá mais autonomia e alcance à embarcação durante desdobramentos sem ter que emergir).

Atualmente, a Coreia do Sul conta com mais de 10 submarinos do tipo 209, com deslocamento de 1.200 toneladas, e do tipo 214, de 1.800 toneladas. A Força ainda planeja adquirir mais nove submarinos pesados de ataque – com deslocamento de 3 mil toneladas – até 2020.
Acredita-se que a Coreia do Norte tenha em torno de 70 submarinos, e um deles é suspeito de ter lançado um torpedo contra a corveta sul-coreana Cheonan em março de 2010. O incidente matou 46 tripulantes.
(Javier Martinez)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.