Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Coréia do Sul conclui as entregas dos 16 aviões de treinamento T-50i"Golden Eagle" encomendados pela Indonésia em 2011

(defensa.com) Aguardando o fechamento de um contrato de exportação com as Filipinas avaliado em US $ 450 milhões, a entrega de 16 aviões de treinamento T-50i Golden Eagle da Coréia do Sul para a Indonésia foi concluída com êxito. Isto foi confirmado na semana passada, pela agência de notícias Yonhap, indicando que a esquadra estava chegando ao país, em sucessivos vôos, entre setembro e janeiro, com escalas em Taiwan e nas Filipinas, no translado para a Indonésia.

Essas aeronaves, fabricadas pelo grupo estatal sul-coreano estado KAI (Korea Aerospace Industries), fazem parte de um contrato assinado em 2011 pelos dois países avaliado em cerca de 400 milhões de euros. Durante a cerimônia no aeroporto de Jacarta, o presidente da DAPA (gerenciadora sul-coreana dos Programas de Aquisição de Defesa), Lee Yong-Geol, disse que a chegada desses aviões de treinamento T-50i é "um símbolo das estreitas relações e cooperação na indústria de defesa entre os dois países”.

A mesma agência de noticias especificou que, por meio desse contrato com a Indonésia, Coréia do Sul tornou-se o sexto maior exportador do mundo no que se refere a aeronaves de treinamento militar, tornando, também, a Indonésia, no primeiro importador de armamento sul-coreano do sudeste asiático, depois desta compra e a dos submarinos.

Com tudo isso, e depois de concluir com sucesso este contrato com Jacarta, a Coréia do Sul já está de olho no resto do Sudeste Ásia, é, em particular, as Filipinas, onde espera ganhar um contrato para fabricar 12 aeronaves FA-50 de ataque leve ao longo do primeiro semestre de 2014. A decisão final, que também será tomada dentro de um contexto de cooperação militar cada vez mais estreita entre os dois países, sempre permanecerá nas mãos de Manila, que teve que adiar a aquisição após o tufão que atingiu o país no ano passado. Assim, as Filipinas e pode juntar-se à lista de países que optem por este tipo de aeronave (FA-50), desenvolvida a partir da aeronave de treinamento avançado T-50.

De fato, em dezembro de 2013 o destaque foi para o Iraque pela compra de 24 unidades dessas aeronaves da Coréia do Sul, em uma ordem no valor de 1.100 milhões de dólares. (J.Martínez)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.