Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Colômbia recebe últimos blindados 4x4 em Abril

(defensa.com) O Exército Nacional da Colômbia recebe no próximo mês de Abril os últimos veículos blindados de rodas 4x4 COMMANDO Advanced APC de um lote de 28 unidades adquiridas à Textron Marine & Land Systems (TM&LS) dos Estados Unidos. A compra realizada em Julho de 2013 através do procedimento do Governo dos Estados Unidos de venda ao estrangeiro de equipamentos militares por um valor de 31.6 milhões de dólares, também compreendeu um igual número de torres protegidas 40 mm/.50, assim como a reparação de viaturas adquiridas no passado.

A frota vem complementar um lote inicial de 39 unidades similares contratadas em Dezembro de 2009 por um montante de 54.6 milhões de dólares. O primeiro lote foi entregue equipado com a estação de armas OGPK (Objective Gunner Protection Kit), mas 12 recebem agora o sistema 40 mm/.50, no âmbito de um contrato de celebrado em 2013 por um valor de 5.5 milhões de dólares. A torre incorpora uma metralhadora pesada de 12.7 mm e um lança-granadas automático de 40 mm e opcionalmente potes lança-granadas de fumo.

Decorrem conversações entre o fabricante e as autoridades Colombianas para uma possível compra de viaturas adicionais assim como serviço de apoio logístico. As viaturas Colombianas estão equipadas um motor Cummins 6CTA8.3 com 260 cv, uma transmissão automática Allison Transmission MD3560 com 6 marchas, proteção balística adicional e sistemas digitais de comunicações.

Esta possui um peso de 16.3 toneladas, um comprimento de 6,6 metros, uma velocidade máxima de 105 km/h e uma autonomia de 644 km. A Colômbia tem vindo a empregar os veículos em diversas operações reais internas e em diferentes cenários, nomeadamente contra forças revolucionárias. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia: A Colômbia recebeu uma nova partida de viaturas blindadas 4x4 COMMANDO Advanced APC (Felipe Ríos).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.