Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Chegaram os helicópteros MI-17 à Base Antártica argentina

A Força Aérea Argentina realizou com êxito a travessia de dois helicópteros Mi-17 desde território continental argentino até a Base Antártica Marambio constituindo-se assim a Esquadra que ficará encarregada das operações no setor antártico argentino.

A missão das aeronaves será prestar apoio operativo à Campaña Antártica de Verano (CAV) 2013-2014 do Programa Antártico Argentino e executar tarefas de suporte logístico, assistência em situações de emergência e busca e salvamento, sempre que solicitado pelas Bases Antárticas.

Estes helicópteros de transporte multipropósito possuem flutuadores para pouso em caso de emergência e contam com una grua para elevação ou descida de  embarcações de convés e tanques adicionais para operações de alcance estendidos. Também utilizam um esquema de cores de alta visibilidade e cada um  é capaz de transportar até 37 soldados com equipamento completo, cargas de até 4.000 kg no interior ou até 5.000 kg utilizando um guincho externo. Os mesmos estão aptos a executar tarefas busca e salvamento (SAR), de combate ao fogo, em terra e mar, patrulhas, transportar até 12 feridos em macas, fornecer atendimento médico de emergência em condições de campo, bem como permitir o levantamento, carregamento e descarregamento de todos os tipos de suprimentos.

Devido à importância e a complexidade da operação, além da Força Aérea Argentina, contou-se com o apoio de aeronaves e navios da Armada e da Prefeitura Naval argentinas e da Força Aérea do Chile, contribuindo ao presente sucesso operacional.

A Fuerza Aérea Argentina operou com dois C-130, um DHC-6 Twin Otter e um helicóptero Bell 212.

A Armada Argentina participou com um avião P-3 Orion e o aviso ARA “Suboficial Castillo” (A16).

A Prefeitura Naval Argentina colaborou com um avião Casa C212, um helicóptero AS365 Dauphin e o Navio-Patrulha “Prefecto Fique” (CG27).

A Fuerza Aérea de Chile utilizou um helicóptero Bell 412.

(Luis Piñeiro, Correspondente Edefa na Argentina)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.