Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

ATK entrega a Jordânia o primeiro dos CN-235 convertidos a canhoneiros adquiridos à Força Aérea da Espanha

(defensa.com) A firma ATK, dos Estados Unidos, entregou, em 1 de maio a primeira das duas aeronaves CN-235 transformadas em unidades canhoneiras multimissão para a Jordânia.  O avião finalizou em março o seu período de provas de aviónica e sistemas, conseguindo assim, ser apresentado oficialmente no evento SOFEX (Special Operations Conference and Exhibition) 2014, o qual acaba de ser realizado entre os dias 6 e 8 de maio em Amã, a capital do país.

A ATK, colaborando com a empresa jordaniana King Abdullah II Design and Development Bureau (KADDB), converteu duas aeronaves de transporte CN-235, adquiridas à Força Aérea da Espanha, em duas plataformas com capacidade multimissão dotadas de armamento de precisão. O armamento integrado com a aeronave inclui um canhão de 30 milímetros montado na lateral, mais quatro mísseis ar-superfície Lockheed Martin AGM-114M/K Hellfire e dois pods para foguetes BAE Systems 70 mm Advanced Precision Kill Weapon System (sistema de foguetes guiados a laser).

Esta é a primeira vez que a ATK fornece um sistema deste tipo a clientes fora dos Estados Unidos, sendo que anteriormente dotou deste tipo de armamento a outras plataformas, como os AC-130 estadunidenses ou os AC-208B Combat Caravan fornecidos ao Iraque, programa extensamente comentado na defensa.com em dezembro do ano passado. Também foi a responsável do desenvolvimento da variante armada da aeronave C-27J Spartan denominada MC-27J Praetorian que realizou recentemente os seus primeiros vôos.

As capacidades desta aeronave e de outras, transformadas em canhoneiras, foram avaliadas amplamente em duas matérias publicadas nos números 431 e 433 (março e maio) da Revista Fuerzas de Seguridad y Defensa. (JNG)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.