
Este contrato insere-se na opção de 127 viaturas, aquando da compra em Janeiro de 2012 de 48 unidades iniciais, e agora concretizada com esta compra de 102 unidades do veículo anfíbio articulado de lagartas localmente designado por Bv 410.
Como o primeiro lote, o mais recente contrato compreende viaturas anfíbias nas configurações de transporte de tropas, posto de comando, ambulância e transporte logístico.
O modelo escolhido pela Suécia caracteriza-se por incorporar um volume interno superior, uma ergonomia da tripulação melhorada, proteção exterior adicional, sistemas de comunicações digitais, potes de lançamento de granadas de fumo em ambos os módulos, e um sistema de gestão de combate.
Exceto as viaturas de evacuação médica, os módulos dianteiros das três restantes versões recebem uma estação de armas remotamente operada protegida Kongsberg Protech Systems M151 Protector armada com uma metralhadora pesada de 12.7 mm. Alguns módulos traseiros dos BvS10 Mk II Suecos recebem um reparo onde está montada uma metralhadora leve.
O BvS10 Mk II é presentemente operado por forças militares do Reino Unidos, Holanda, França e Suécia. A França recebeu 53 viaturas entre Novembro de 2011 e Dezembro de 2012. (Victor M.S. Barreira)
Foto: A Suécia adquiriu até hoje um total de 150 veículos BvS10 Mk II (BAE Systems Hägglunds).




