Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Polônia investe 40 milhões de euros no projeto VANT da OTAN

Varsóvia fará parte do grupo de países que contribuem para o plano de aquisição de VANTs  "Global Hawk 40" da OTAN com uma contribuição de cerca de 40 milhões, de um total de 1,300 milhões de euros. Segundo publicou o jornal “Polska Times” a inclusão do país no projeto vem a se contrapor a severos cortes no investimento público em defesa nos orçamentos nacionais. "A Polónia vai aderir ao programa em dezembro, mas já fez a primeira transferência",  disse o jornal a través de uma fonte anônima da OTAN.

O projeto, acordado em maio de 2012,  estima a aquisição de até cinco unidades do protótipo do VANT estadounidense "Global Hawk" por 14 países membros da organização militar, número que subiria para 15, com a adesão da Polónia: Alemanha, Itália , EUA, República Checa, Roménia, Noruega, Lituânia, Luxemburgo, Letónia, Eslováquia, Eslovénia, Dinamarca, Estónia e Bulgária.

Os drones “Global Hawk 40” para a OTAN, do fabricante norteamericano Northrop Grumman pode começar a estar operacional no período entre 2015 e 2017 a partir da base italiana de Sigonella. (Javier Martinez)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.