¿Desea recibir notificaciones de www.defensa.com?
X
Jueves, 18 de abril de 2024 Iniciar Sesión Suscríbase

DGA completa a qualificação do míssil naval MdCN

(defensa.com) A Francesa DGA (Direction Générale de l´Armement) realizou no passado dia 27 de Outubro o tiro de qualificação final do míssil naval de cruzeiro de longo alcance MdCN (Missile de Croisière Naval) que no futuro irá armar as fragatas multimissões FREMM e os submarinos de ataque Barracuda da Marinha Francesa.

O lançamento representando o tiro desde uma fragata teve lugar no centro de testes de mísseis DGA Essais de Missiles (DGA EM) em Biscarrose, França e teve como finalidade validar o conjunto de objetivos durante a fase de voo, nomeadamente demonstrar as capacidades de alcance do míssil.

Em Dezembro de 2006, a MBDA France foi notificada pela DGA para conduzir os trabalhos de desenvolvimento e produção do MdCN. O fabricante iniciou já a fase de produção inicial de reduzida quantidade e prevê realizar a entrega do primeiro lote de produção no começo de 2015.

O MdCN vai equipar em 2015 a primeira de 9 fragatas FREMM da Classe Aquitaine da versão anti-submarina contratadas em Novembro de 2005 e Setembro de 2009 pela OCCAR em nome da DGA e por volta de 2018 o primeiro dos seis submarinos de propulsão nuclear Barracuda da Classe Suffren adquiridos pela DGA ao consórcio que agrupa as empresas DCNS e AREVA TA no âmbito de um contrato quadro celebrado em Dezembro de 2006. Quatro foram já efetivamente contratados, o primeiro "Suffren" em Dezembro de 2006, o segundo "Duguay-Trouin "em Junho de 2009, o terceiro "Tourville" em Junho de 2013 e em Julho de 2014 foi contratado o "De Grasse". O primeiro submarino deverá ser recebido pela Marinha Francesa em 2017.

A Marinha Francesa opera já uma fragata anti-submarina FREMM, a D650 FS "Aquitaine" e deverá receber a segunda unidade D651 "Normandie" nas próximas semanas. Este segundo navio é o primeiro equipado com a estação de armas remotamente controlada NARWHAL 20B da Nexter Systems. O MdCN será verticalmente lançado desde as fragatas através do sistema SYLVER A70 da DCNS. As fragatas empregam ainda o sistema de artilharia Super Rapid de 76mm, mísseis superfície-ar MBDA Aster 15 e anti-navio MBDA Exocet MM40 Block 3 e torpedos ligeiros MU 90 da EuroTorp.

No caso dos submarinos, serão utilizados os tubos dos torpedos para efetuar o lançamento dos mísseis. O submarino Barracuda será tambem armado com mísseis anti-navio MBDA Exocet SM39 Block 2 Mod 2 e torpedos pesados DCNS F21. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia 1: Lançamento de um míssil MdCN na DGA EM (DGA).
Fotografia 2: O MdCN foi desenvolvido nas instalações da MBDA France em Selles Saint-Denis (MBDA-Daniel Lutanie).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.