Martes, 4 de octubre de 2022 Iniciar Sesión Suscríbase

Caças Franceses treinam na Noruega

Um total de onze caças de combate aéreo Dassault Aviation Rafale da Força Aérea Francesa (Armée de l´Air) participam no exercício "Arctic Thunder" atualmente a decorrer em território Norueguês.

Os caças, pilotos e o pessoal e materiais de apoio oriundos dos esquadrões 1/7 "Provence" e 1/91 "Gascogne" da Base Aérea Nº113 de Saint-Dizier e 2/30 "Normandie-Niemen" da Base Aérea Nº118 de Mont-de-Marsan operam a partir da Base Aérea de Banak da Força Aérea Real Norueguesa (Luftforsvare) entre os dias 24 de Agosto e 5 de Setembro, realizando pela primeira vez campanhas de tiro a norte do círculo polar ártico.

A proximidade da base aérea com o campo de tiro de Halkavarre permite a realização de missões táticas em condições atmosféricas severas e o emprego de armamento inteligente. A participação dos caças Franceses faz que as tripulações possam exercitar-se num cenário longínquo com características geográficas e climatéricas diferentes das existentes no território Francês e nele realizar missões de voo com grande liberdade para efetuar manobras aérea complexas e o tiro de armamento ar-solo, sem os constrangimentos causados por limitações causadas pelo elevado trafego aéreo civil no espaço aéreo Francês e pela alta densidade de zonas habitadas.

Durante o exercício de treino são realizadas entre outras missões campanhas de tiro com bombas convencionais e bombas de emprego geral equipadas entre outros com o sistema de precisão Sagem AASM (Armement Air-Sol Modulaire), hoje existente em três diferentes configurações.

Os Rafale hoje operados pela Força Aérea Francesa e pela aviação naval da Marinha Francesa permite hoje o emprego de mísseis MICA ER/IR, ASMP-A, SCALP-EG e Exocet AM 39 Block 2 Mod 2 da MBDA, bombas de diversos tipos e de vários fabricantes e sistemas de precisão associados do tipo GBU-12, GBU-22, GBU-24 e GBU-49 da Raytheon e AASM. Para combate aéreo próximo e apoio ao solo, o caça recorre à munição 30x150 do seu canhão de 30 mm 30M 791 da Nexter Systems.

Decorrem trabalhos em fase avançada de integração do míssil MBDA Meteor no caça Francês.


Fotografia 1: O Rafale Francês é hoje uma dos caças mais modernos a evoluir nos céus da Europa (DGA/Armée de l´Air).
Fotografia 2: Míssil de combate ar-ar MICA (Victor M.S. Barreira).
Fotografia 3: Bombas de emprego geral com sistemas de precisão AASM (Victor M.S. Barreira).
Fotografia 4: Bombas de emprego geral com o sistema de precisão GBU-12 (Victor M.S. Barreira).
Fotografia 5: O canhão 30M 791 de 30 mm arma o Rafale (Victor M.S. Barreira).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.