¿Desea recibir notificaciones de www.defensa.com?
X
Martes, 19 de marzo de 2024 Iniciar Sesión Suscríbase

Avanços no futuro sonar passivo nacional para os submarinos da Marinha do Brasil

Após o desenvolvimento do Sistema de Detecção, Acompanhamento e Classificação de Contatos (SDAC), que realiza o processamento dos sinais digitalizados provenientes dos sonares passivos CSU-83 – já em operação a bordo de todos os submarinos da Marinha do Brasil –, o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) está avançando no desenvolvimento da “parte molhada” do sistema.

Trata-se, agora, de captar os sinais analógicos provenientes dos staves (coluna vertical de 3 hidrofones) do sistema, consolidar a tecnologia de condicionamento do sinal, sua digitalização, pré-processamento, formação de feixes direcionais e formatação para compatibilização com o SDAC. O IPqM realiza alguns experimentos em ambiente marinho com um arranjo cilíndrico de hidrofones (CHA) montado pelo Instituto e composto de 32 staves, com cerca de 1m de diâmetro. O experimento representa a escalada de um degrau importante na direção do desenvolvimento de um sistema sonar passivo totalmente nacional, com funcionalidades específicas direcionadas ao atendimento das necessidades da Força de Submarinos da Esquadra. (Javier Bonilla)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.