Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Dos Spike ao Iron Dome, Rafael demonstra na LAAD todo o seu potencial

Desde os seus sistemas de Defesa Aérea, encabeçados pelo Iron Dome além do Spyder SR/MR (de curto e médio alcance) ou o modular e integrado MIC4AD, até a sua famíla de mísseis Spike, sistemas de sistemas de comunicação e munições, Rafael fez da LAAD uma aposta segura.  As melhoras no Litening 5 , se baseiam num sensor CCD a cores de maior abertura, que permite detectar e identificar objetivos a distâncias maiores, além de um sensor de infravermelhos atualizado. O equipamento dispoe de dois FLIRS , um do tipo Mid-Wave Infra-Red (IR) e outro Short Wafe Infra-Red, operando junto a um iluminador láser. O outro sensor é um CCD a cores de alta definição , que melhora o reconhecimento de alvos e identifica alvos mais precisamente que  a imagem no sensor térmico preto e branco.

O Litening 5 pode detectar alvos até 60 quilômetros de distância , embora esta distância supere o alcance do sistema de pontaria láser. Para resolver este problema Rafael desenvolveu um software chamado MatchGuide atuando junto ao sistema de captura de imagens infravermelhas desenhado para as bombas de Desta forma, o piloto pode selecionar alvos, simplesmente pressionando a imagem exibida por uma tela sensível ao toque, a manipulação do sistema para calcular a trajetória ideal para armas de guiado electroóptico Além disso, alguns componentes electrónicos foram substituídos por versões mais recentes menores, libertando o espaço dentro do contenedor .

O compromisso com o bem-sucedida família de mísseis multipropósito Spyke e é outra constante de Rafael na LAAD. Com três modos de operação: "dispare e esqueça" "atira , observe  e atualice" e "manual" , existem no mercado cinco versões do sistema:

Spike-SR– versão de curto alcance descartável- Raio de  ação   de 800 metros

Mini Spike- versão de curto alcance. Raio de  ação  de  1500 metros

Spike-MR- versão de alcance médio : Raio de  ação   de 2.500 metros

Spike LR- versão de longo alcance. Raio de 4.000 metros, usado pela infantaria e veículos de combate leve.

Spike-ER - versão - estendida ou de longo alcance. Raio  de  ação   de 8.000 metros.

No stand da Rafael devem ser exhibidos os PYTHON­S, míssil ar-ar de etapa completa e mjíssil de defesa antiaérea, e o  iDERBY, míssil ar-ar de radar ativo, tanto para dogfights de curto alcance como para intercepções além do alcance visual. Vai ser promovida a constelaçao de nano satélites LITESAT. A Força Aérea Brasileira,  usuário tradicional de Rafael , está implementando na Base Aérea de Santa Maria (Rio Grande do Sul), um parque de oficinas e sensores para dispositivos Rafael Skyshield, RecceLite e Litening, que equipam as aeronaves AMX A1 / RA-1 (todas baseadas alí) -5BR e  o futuro Gripen NG. O Skyshield é um sistema de guerra eletrônica instalado em uma cápsula exterior- utilizada a série 3 para os A-1 e encomendada a G-4 para os Gripen, como designador de alvos láser, enquanto o Reccelite trata-se de um pod de reconhecimento electroóptico.


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.