defensa.com

Ejércitos, armamento, tecnología en la web

Tuesday
Jul 29th
Text size
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home EDIÇÃO BRASIL Portugal vende 12 caças F-16 à Roménia

Portugal vende 12 caças F-16 à Roménia

Correo electrónico Imprimir
Valoración de los usuarios: / 0
PobreEl mejor 

(defensa.com) Portugal chegou a um acordo com as autoridades da Roménia para a venda de 12 caças Lockheed Martin F-16AM/BM Fighting Falcon, compreendendo 9 monolugares e 3 bilugares. O negócio concluído após vários meses de negociações compreende a transferência para a Força Aérea Romena de 9 caças atualmente ao serviço da Força Aérea Portuguesa (FAP), três caças a adquirir aos Estados Unidos e posteriormente modernizados em Portugal, as necessárias modificações e atualizações das aeronaves, apoio logístico e formação de pilotos e técnicos de manutenção. A Roménia que aceitou pagar 186.2 Milhões de Euros a Portugal deverá investir um montante adicional para a construção das infra-estruturas necessárias à operação dos caças e aquisição de equipamentos de apoio em terra, armamento e outros sistemas.

A entrega das aeronaves está prevista para ser iniciada em 2016, de forma que a Força Aérea da Roménia possa atingir a capacidade operacional inicial com a aeronave em 2017 e assim substituir progressivamente parte dos MiG-21 LanceR.

Portugal recebeu no passado 20 F-16A/B Block 15 OCU (Operational Capability Upgrade) de nova construção através do programa FMS (Foreign Military Sale) do Governo dos Estados Unidos e no âmbito do programa Peace Atlantis I e posteriormente 25 caças F-16A/B Block 15 usados no âmbito do programa Peace Atlantis II. As aeronaves são operadas pelas Esquadras 201 "Falcões" e 301 "Jaguares", ambas sediadas na Base Aérea Nº5 de Monte Real.

Foram modernizados para o padrão MLU (Mid Life Update) pela FAP com assistência da OGMA-Indústria Aeronáutica de Portugal e empresas dos Estados Unidos, um total de 40 caças, um dos quais foi totalmente perdido em 2008.

Desde 2006 que Portugal procura vender parte da frota, tendo mantido contactos com diversos países. Com a venda de caças à Roménia, Portugal ficará com 30 F-16AM/BM no seu inventário. (Victor M.S. Barreira).

Fotografia: F-16AM da Força Aérea Portuguesa (Victor M.S. Barreira).

 

Toda semana, em seu e-mail notícias sobre segurança e defesa em Português.

Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian
Banner
Banner
Banner