¿Desea recibir notificaciones de www.defensa.com?
X
Viernes, 19 de abril de 2024 Iniciar Sesión Suscríbase

Turquia inicia a construção do primeiro de seis submarinos

O estaleiro naval público Turco Gölcük Tersanesi Komutanl??? (Comando do Estaleiro Naval de Gölcük) iniciou no dia 8 de Outubro em Gölcük a construção do submarino de ataque TCG Pirireis destinado ao Comando das Forças Navais Turcas (Türk Deniz Kuvvetleri Komutanl???, ou TDzKK).

O programa implementado no âmbito do projeto "Yeni Tip Denizalt? Projesi" (Projeto de Novo Tipo de Submarino) sofreu diversos atrasos, estes atribuídos a razões comerciais e técnicas que surgiram após o contrato entre a Turquia e um consórcio formado pela Alemã ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS) e a Britânica Marine Force International (MFI) ter sido celebrado em Julho de 2009. O contrato consiste na entrega pela TKMS de seis pacotes de material para a construção na Turquia de seis submarinos HDW Class 214 que formam a classe Reis.

O submarino Turco com propulsão diesel-elétrica e células de combustível apresenta um deslocamento de 1845 toneladas, um comprimento de 66.3 metros e um diâmetro de 6.3 metros para uma guarnição de 40 militares.

A propulsão do submarino será constituída por um motor Siemens Permasyn, dois geradores Rolls-Royce Power Systems MTU 16V 396 SE84L, um sistema de células de combustível com dois módulos PEM (Polymer Electrolyte Membrane), e baterias. O submarino incorporará ainda 8 tubos de lançamento de armas, o sistema de gestão de combate ISUS 90-72 da ATLAS Elektronik, periscópios optrônicos da Airbus Defence and Space Optronics, e sistemas de comunicações, controlo da plataforma, navegação e guerra eletrónica.

O seu armamento contará com torpedos Raytheon Integrated Defense Systems MK 48 Mod 6AT e o sistema anti-torpedos Sea Crypsis da Ultra Electronics, e eventualmente com mísseis guiados IDAS desenvolvido pela Diehl BGT Defence, ThyssenKrupp Marine Systems, Roketsan e Nammo.

No programa de desenvolvimento e construção dos submarinos participam também as empresas Turcas Aselsan Elektronik Sanayi ve Ticaret, TUBITAK (Türkiye Bilimsel ve Teknolojik Ara?t?rma Kurumu), Koç Bilgi ve Savunma Teknolojileri, Savunma Teknolojileri Mühendislik ve Ticaret (STM), Aydin Yazilim ve Elektronik Sanayii (AYESA?), Meteksan Savunma Sanayii, Hava Elektronik Sanayi (HAVELSAN), MilSOFT Yaz?l?m Teknolojileri, Ar?ta? Bas?nçl? Kaplar Sanayi, Gürdesan Gemi Makina Sanayi ve Ticaret, Sirena Marine Denizcilik, e Noske-Kaeser Klima Teknik Sanayi ve Ticaret. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia: Como as marinhas da Grécia e Portugal, a marinha da Turquia contará no futuro com submarinos HDW Class 214 (Marinha Portuguesa).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.