Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Turbomeca e Portugal assinam acordo para o apoio aos helicópteros da FAP

O especialista de motores para helicópteros Turbomeca (do grupo Francês Safran), a Força Aérea Portuguesa (FAP) e a empresa Portuguesa Locação de Equipamentos de Defesa (DEFLOC) celebraram um memorando de entendimento com o objetivo de assegurar o apoio global de longo-prazo dos motores RTM322-MK 250 dos helicópteros AgustaWestland AW101 Merlin Portugueses (ou EH-101 Merlin como designado na FAP). Cada helicóptero emprega três motores RTM322-MK 250.

A Esquadra 751 "Pumas" sedeada na Base Aérea Nº6 do Montijo opera presentemente 12 helicópteros, dos quais 6 são da variante AW101 Mk 514 Merlin de busca e salvamento, 2 da variante AW101 Mk 515 Merlin de vigilância marítima ou SIFICAP (Sistema de Fiscalização e Controlo das Atividades de Pesca) e 4 AW101 Mk 516 Merlin da variante de busca e salvamento em combate.

A frota foi adquirida pela empresa pública Locação de Equipamentos de Defesa (DEFLOC) e o Ministério da Defesa Nacional a AgustaWestland em 20 de Dezembro de 2001 por um montante de 326.5 milhões de euros, este ajustado em 15 de julho de 2004 para o valor de 327 milhões de euros. Os 10 helicópteros de busca e salvamento e de busca e salvamento em combate são operados pela FAP no âmbito de um contrato de locação operacional celebrado entre o MDN e a DEFLOC. As duas aeronaves SIFICAP foram elas adquiridas diretamente pelo Estado Português à AgustaWestland.

Dos 12 helicópteros, um está em permanência no Aeródromo de Manobra Nº3 na Ilha de Porto Santo no Arquipélago da Madeira e outro na Base Aérea Nº4 das Lajes no Arquipélago dos Açores no âmbito do dispositivo de busca e salvamento da FAP.

A frota realiza ainda missões de transporte tático e geral; mobilidade e assalto, reconhecimento e apoio; evacuação sanitária; e vigilância. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia:
·A FAP opera na atualidade uma frota de 12 helicópteros AW101 Merlin (Victor M.S. Barreira).


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.