Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

SAAB seleciona a AEL Sistemas como fornecedor do Gripen NG brasileiro

A AEL Sistemas vai  proporcionar o  Wide Area Display (WAD), uma tela panorâmica apresentada na FIDAE 2014,  e o  Head-up Display (HUD), para integrar ao  Gripen NG adquirido por Brasil como parte do contrato FX-2. O desenvolvimento do WAD e do HUD já começou em janeiro. Saab e AEL também assinaram um acordo de transferência de tecnologia.

Este novo programa de aviônicos será executado ao longo de quatro anos e  inclui o desenvolvimento, integração e produção do dispositivo e a integração do sistema desde Porto Alegre , o que será realizado entre a Saab e a Embraer. O WAD para as aeronaves Gripen NG Brasil apresenta um display multifuncional inteligente único com capacidade e imagens a cores totalmente redundantes, tela 19x8 polegadas com uma resolução de 1920x1080 pixels, com slideshow contínuo e controles touch screen de última geração. Esta é a principal fonte de informação para o voo e  a missão no cockpit para o piloto.

AEL também deve desenvolver o novo HUD para os caças Gripen NG brasileiros. Este dispositivo, fornece informação essencial  de voo e  da missão ao piloto, ampliando seu campo de visão do cockpit. Uma grande  campanha de ensaios em vôo será realizado em cooperação com a AEL nas instalações da Saab em Linköping, na Suécia.

A aplicação do WAD  solicitada pela FAB exigirá mudanças na fuselagem e adaptações no sistema de aviônica da aeronave, bem como da interface entre o  homem e  a máquina. O novo display otimiza a apresentação de imagens de alta resolução,  permitindo o redimensionamento e a configuração das telas através de movimentos com o toque de um dedo (touch screen). As aplicações de software são concebidas para ser utilizadas da mesma maneira como os  atuais    smart phones (Desktop Conception), facilitando a manipulação dos dados a partir dos vários sensores da aeronave.

O resultado é que a fusão e a integração de dados são apresentados num ambiente visual único (aparentando somente um display). Estas características aumentam a capacidade de participação simultânea de alvos aéreos e terrestres, simplificando o processo e a tomada de decisão para o piloto, aumentando a eficiência e precisão nas operações da aeronave. (Javier Bonilla)


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.