Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Roketsan da Turquia celebra acordos com empresas da Polónia

O fabricante estatal Turco de mísseis e foguetes Roketsan celebrou dois memorandos de entendimento com as empresas Polacas Zak?ady Metalowe Mesko e Wojskowe Zak?ady Lotnicze Nr 1 (WZL1), as duas pertencentes ao grupo PGZ (Polska Grupa Zbrojeniowa). O primeiro acordo assinado com a ZM Mesko tem como objetivo formalizar a intenção de colaborar em produtos e programas como o foguete guiado multi-propósito de 70mm Cirit e o míssil de longo-alcance anticarro UMTAS (Uzun Menzilli Tanksavar Sistemi) desenvolvidos pela Roketsan, um míssil terra-ar, sistemas de guiamento para munições convencionais outros sistemas de armas guiados de precisão. O segundo documento celebrado com a WZL1 contempla a intenção de colaborar em programas que envolvem a integração dos sistemas Cirit e UMTAS e outras tecnologias militares em diversas plataformas do exército da Polónia.

A ZM Mesko produz mísseis anticarro Spike sob licença do Rafael Advanced Defense Systems de Israel, mísseis terra-ar da família Grom, foguetes de 70mm, munições de pequeno e médio calibre, espoletas e granadas de mão. A WZL 1 oferece serviços de revisão profunda, manutenção e modernização de helicópteros do tipo Mi-2 Hoplite, Mi-8 Hip, Mi-14 Haze, Mi-17 Hip, Mi-24 Hind, W-3T Sokó? e SH-2G Super Seasprite.

O Cirit apresenta um peso de 15 kg, um diâmetro de 70mm e um alcance máximo de 8 km, e é proposto em duas versões e em duas tecnologias de guiamento. O UMTAS oferece um peso de 37,5 kg, um diâmetro de 160 mm e um alcance máximo de 8 km, e emprega cabeças de busca com tecnologias de guiamento por infravermelhos e laser. Ambos podem ser lançados desde caças leves, helicópteros, veículos aéreos não tripulados, viaturas blindadas, navios de superfície e plataformas fixas.

Os sistemas Cirit e UMTAS foram originalmente desenvolvidos para os helicópteros de ataque T129 ATAK que o fabricante aeroespacial Turco TUSA? (Türk Havac?l?k ve Uzay Sanayii A?) produz atualmente para o Comando das Forcas Terrestres Turcas. e é também empregue pelos Boeing AH-1W Super Cobra turcos. O T129 ATAK à Polonia que procura adquirir helicópteros de ataque no âmbito do programa Kruk.

O Cirit foi também adquirido em 2014 pelos Emirados Árabes Unidos (EAU) para as suas aeronaves de reconhecimento e ataque AT-802U. O Cirit foi visto em Maio de 2015 instalado numa viatura blindada de lagartas ACV-19 da FNSS Savunma Sistemleri. Nesta configuração, os foguetes são disparados desde dois lançadores quádruplos montados na estação remotamente controlada KMC (Kaideye Monteli Cirit). No apoio à operação do sistema remotamente operado, é empregue um sensor eletro-ótico FLIR Systems BRITE Star II instalado num mastro telescópico. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia: O foguete guiado Cirit da Roketsan permite ser lançado a partir de diversas plataformas (Victor M.S. Barreira).


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.