Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

República Checa anuncia compra de 20 viaturas Pandur II

(defensa.com) O Ministerio da Defesa da República Checa anunciou a compra de viaturas blindadas de rodas 8x8 Pandur II para completar a atual frota contratada em Março de 2009 para substituir os antigos veículos de rodas 8x8 OT-64 SKOT do exército daquele país. Está previsto que um contrato seja celebrado em Julho com a General Dynamics European Land Systems (GDELS) para a aquisição de 20 viaturas na configuração de comando e comunicações. Uma empresa local será escolhida para fornecer e integrar nos veículos o sistema de missão e outros equipamentos associados.

A 4ª Brigada de Reação Rápida do Exército da República Checa opera presentemente 107 viaturas Pandur IICZ compreendendo 72 viaturas de combate de infantaria KBVP e KBVP M1, 11 viaturas de combate de infantaria e comando KBV-VR, 8 viaturas de reconhecimento com radar KBV-PZLOK, 8 viaturas de reconhecimento sem radar KBV-PZ, 4 viaturas de engenharia KOT-Z e 4 ambulâncias KOT-ZDR. Exceto as viaturas nas configurações de engenharia e evacuação médica, as restantes estão equipadas com a estação de armas remotamente controlada Rafael Advanced Defense Systems Samson armada com uma peça automática de 30 mm ATK Mk44 Bushmaster e mísseis anti-carro Rafael Advanced Defense Systems Spike-LR.

Das 107 viaturas originalmente recebidas, as 17 unidades iniciais tiveram a sua construção realizada na Áustria pela GDELS-Steyr, e as restantes 90 foram produzidas na República Checa pela empresa VOP CZ.

Do inventário de meios blindados das Forças Armadas da República Checa constam também o carro de combate T-72M4 CZ produzidos localmente e armado com uma peça de 125 mm, o sistema autopropulsado de artilharia de 152 mm SPGH-M77 Dana, viaturas lança-pontes MT-55A e de recuperação VT-55A e VPV, a viatura morteiro móvel de 120 mm SPM-85 PRAM, a viatura de reconhecimento QBN BRDM-2rch, as viaturas de combate de infantaria BVP-1 e BVP-2, as viaturas de transporte e reconhecimento 4x4 Dingo 2 CZ e LMV, a viatura 4x4 LOV-CBRN de reconhecimento de agentes NRBQ, a viatura de reconhecimento e observação Snezka, o lançador múltiplo RM-70 de foguetes de 122 mm e ainda os sistemas de defesa anti-aérea 2K12 M2 KUB, 9K33M e 9K35M Strela-10M, este último integrado na viatura de lagartas MT-LB.  (Victor M.S. Barreira)

Fotografia: Viatura blindada Pandur II CZ do exército da República Checa, aqui na versão de combate de infantaria KBVP (GDELS).


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.