Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Portugal acolhe o exercício EATT15 de aeronaves de transporte tático

(defensa.com) A Base Aérea Nº11 da Força Aérea Portuguesa (FAP) acolhe a edição de 2015 do exercício de aeronaves de transporte aéreo tático EATT (European Air Training Transport Training) de 15 a 26 de Junho. O EATT é um exercício multinacional conduzido pelo Comando de Transporte Aéreo Europeu ou EATC (European Air Transport Command) no âmbito de uma iniciativa da Agência Europeia de Defesa.

Este exercício conta com a participação de 2.500 militares e 20 aeronaves e tem como finalidade permitir que as tripulações das aeronaves possam realizar missões num ambiente operacional de grande complexidade, simulando o desafio e as condições dinâmicas que as forças participantes poderão encontrar num teatro atual de operações. Nele serão executadas missões de operações especiais, transporte de carga aérea, apoio aéreo próximo em ambiente urbano em situações de emergência, operações aéreas em pistas não preparadas, operações de reconhecimento e segurança, busca e salvamento em zonas de conflito, resgate de altas individualidades, extração de elementos militares e não militares e evacuações médicas.

Planeado e executado pelo Comando Aéreo da FAP, o EATT15 conta com a participação das Forças Armadas Portuguesas e de forças da Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Lituânia, Holanda, Roménia, Suécia e o Reino Unido e ainda como países observadores o Brasil, os Estados Unidos e a Polónia. As aeronaves ficarão sedeadas em Beja, estando as suas ações planeadas para o interior centro/norte de Portugal. A FAP aporta ao exercício um helicóptero AW101 Merlin, três caças F-16MLU Fighting Falcon, uma aeronave de patrulha marítima P-3C Orion CUP+ e aeronaves de transporte C-130H Hercules e C-295; a Lituânia e a Roménia um C-27J Spartan cada uma; a Holanda um C -130H Hercules; a Suécia dois C-130H Hercules; o Reino Unido um C-130J Super Hercules; a Alemanha dois C-160D Transall; a Finlândia um C-295, a Itália um C-130J Super Hercules; a Bélgica um C-130H Hercules; e a França participa com os seus CN235 e C-130H Hercules.

A FAP envolve também o Centro de Relato e Controlo (CRC) "Batina", controladores aéreos avançados e elementos do Núcleo de Proteção da Força (NPF), e o Exército Português tropas da Brigada de Reação Rápida (BrigRR) e da Brigada Mecanizada (BrigMec). (Victor M.S. Barreira)

Fotografia: Aeronave de transporte aéreo tático C-130H Hercules da Força Aérea Francesa (Victor M.S. Barreira).


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.