Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Otokar da Turquia desenvolve a viatura blindada Tulpar-S

(defensa.com) O fabricante Turco Otokar Otomotiv ve Savunma Sanayi (do conglomerado Turco Koç) expandiu a sua família de viaturas blindadas de lagartas com o veículo multitarefa anfíbio Tulpar-S (Small). A primeira unidade desenvolvida foi apresentada na configuração anticarro equipado com uma estação remotamente controlada estabilizada em dois eixos da Aselsan Elektronik Sanayi Ve Ticaret armada com quatro mísseis guiados anticarro KBP Instrument Design Bureau Kornet-E e ainda uma metralhadora FN Herstal MAG58 de 7.62mm para autoproteção. A estação pode também acolher mísseis Lockheed Martin AGM-114 Hellfire II, Raytheon/Lockheed Martin FGM-148 Javelin e Roketsan OMTAS.

O Tulpar-S é proposto nas variantes de transporte de tropas, plataforma de armamento, combate de infantaria, ambulância, engenharia, manutenção e recuperação, comando e controlo e reconhecimento. Este incorpora como equipamentos padrão um motor a Diesel da Cummins, uma transmissão automática da Allison Transmission, um sistema elétrico de 24V com baterias livres de manutenção, lagartas de borracha, dois propulsores anfíbios, um sistema de apoio à vida que combina equipamentos de proteção QBRN e ar condicionado, tecnologias de navegação e posicionamento, terminal de visualização digital para o condutor, câmeras de observação diurnas e noturnas frontais e traseiras, escotilha do condutor com três periscópios e escotilha com 8 periscópios para o comandante, rádio tático e intercomunicador digital, um sistema de comunicação, comando, controlo e inteligência (C3I), bancos à prova de minas, sistema automático de tenção das lagartas, dois bancos com 8 lançadores de granadas de fumo cada um, uma antepara estabilizadora e "spall-liner". Opcionalmente, o Tulpar-S por receber uma unidade de energia auxiliar e um sistema de pré-aquecimento.

A viatura oferece um peso em ordem de combate de 15 toneladas, um comprimento de 5.7 metros, uma largura de 2.9 metros, uma velocidade máxima de 70 km/h e uma autonomia de 500 km. O Tulpar de 32 toneladas foi o primeiro veículo blindado multitarefa de lagartas desenvolvido pelo fabricante Turco. Este foi apresentado em 2013 equipado com a estação de armamento remotamente operada Mizrak-30 da mesma empresa e armada com uma peça automática de 30mm e uma metralhadora coaxial de 7.62mm. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia 1: Viatura blindada multitarefa de lagartas Tulpar-S (Victor M.S. Barreira).
Fotografia 2: O fabricante apresentou o seu primeiro veículo blindado de lagartas Tulpar em 2013, aqui com a estação de armamento Mizrak-30 (Victor M.S. Barreira).


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.