Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Os italianos devem ser os primeiros Hércules C-130J com sistemas de defesa direcionais

Os aviões de transporte C-130J Hercules da Força Aérea Italiana devem ser equipados com sistemas de contramedidas infravermelhos direcionais (Directional Infrared Counter Measures o DIRCM). Trata-se da primeira vez que é instalado um sistema direcional deste tipo numa aeronave fabricada pela empresa estadunidense, Lockheed Martin, fruto de um acordo assinado entre esta e o grupo dinamarquês Terma para integrar este tipo de equipamentos defensivos nos aviões C -130J e KC-130J italianos.

O sistema a ser instalado é o T/572 da empresa italiana Elettronica, que dotará às aeronaves de capacidade de autodefesa contra os mísseis ar-superfície, especialmente aqueles de curto alcance lançados desde o ombro ou MANPADS (Man Portátil Air Defense System). O sucesso desta tecnologia é baseada na emissão de um feixe de laser apontado para o míssil que se dirige à aeronave para criar uma interferência no sistema de guiado que provoque algum erro na navegação deste e não represente mais uma ameaça. Para fazer isso, o avião deve contar com sistemas de alerta de mísseis, (Missile Warning System o MWS) que avisa da procedência da ameaça e oferece um posicionamento exato deste para orientar o laser.

Terma e Lockheed Martin assinaram, durante o ano passado um acordo para fornecer um dispositivo da empresa dinamarquesa chamado Programmable Interface Blanking Unit (PIBU) o qual se encarrega de reduzir as interferências de rádio- freqüência entre as aeronaves, face à sua instalação em aeronaves, tais como o C-130J . O dispositivo EL T 572 e um desenvolvimento financiado pelo Elop, uma subsidiária da Elbit Systems de Israel e a empresa italiana Elettronica, que, por sua vez está baseado no conhecido produto MUSIC da Elbit Systems. Durante o Paris Air Show 2011 foi anunciado que aeronaves italianas como os C-130J, os C27J e os helicópteros AW101 seriam dotados com este sistema de defesa direcional mediante um contrato que a Elbit tinha assinado com a firma italiana avaliado em 15 milhões de dólares. (JNG)

Fotografias:
·C-130J italiano
·Lockheed C-130J-30 Hercules italiano.
·A T 572.


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.