Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Os helicópteros de combate Tigre australianos testam o foguete dirigido APKWS

Em outubro de 2014 anunciamos a intenção das Forças de Autodefesa da Austrália de dotar aos seus helicópteros de reconhecimento armado (ARH) Tigre de Airbus com o sistema de foguete com guiado de precisão laser APKWS do fabricante BAE Systems. Recentemente foi divulgado que os primeiros testes em voo destes sistemas de armas foram feitos em novembro passado. O Advanced Precision Kill Weapon Systems (APKWS) foi experimentado primeiro em terra durante o mês de agosto passado, no campo de manobras da Real Força Aérea Australiana de Woomera onde foram realizadas sete lançamentos, todos bem sucedidos.

Desta vez, dez lançamentos aéreos foram realizados em um ambiente muito quente, com alvos a distâncias entre 1.500 e 4.500 metros, em altitudes entre 200 e 1500 pés e velocidades de até 140 nós. Os dez lançamentos atingiram seu alvo com um desvio máximo de um metro do ponto indicado pelo designador laser.

O APKWS é um sistema de armas de baixo custo , baseado na instalação de um dispositivo de guiado mediante laser semi-ativo em  foguetes não guiados de 70 mm. do tipo Hydra, sendo o único  nesta categoria qualificado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. No caso da Austrália, em vez de um foguete tipo Hydra, foi instalado um foguete do fabricante belga FZ (Forges de Zeebrugge), que é o fornecedor dos foguetes em serviço nos helicópteros Tiger australianos. (J.N.G.)


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.