Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Nova avionica nas aeronaves da OTAN

Boeing realizou o primeiro voo de uma aeronave de alerta antecipada e controle AWACS (Airborne Warning and Control System) da OTAN contando com um moderno cockpit e sistemas de aviónica, substituindo aos analógicos, dos anos setenta. Apresenta cinco telas digitais coloridas, exibindo os dados individuais de motores, navegação e radar. Os sistemas demonstram um desempenho melhor do que o previsto e o programa está agora prestes a entrar numa fase de grande qualificação em vôo. Quatorze AWACS da OTAN devem receber essa modernização e a entrega da primeira unidade atualizada está prevista para janeiro.

A atualização garante submissão às exigências atuais e futuras de controle de tráfego aéreo e de navegação, permitindo maior acesso ao espaço aéreo ao redor do mundo inteiro. Também resolve episódios recorrentes de aviônica antiga com outra de produção digital, usando ainda plataforma do velho tetrarreactor comercial Boeing 707. A modernização desta primeira unidade da OTAN, como de outra plataforma da USAF, faz parte de um contrato de 394 milhões da Força Aérea outorgado em 2012. Outro lote de 13 AWACS da OTAN será modificado por 257 milhões dólares americanos entre 2016 e 2018.


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.