Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Mergulhadores da Marinha espanhola neutralizam uma granada de morteiro em águas de Palma de Mallorca

A Unidades de Mergulhadores de Medidas Contraminagem da Marinha (UBMCM) neutralizaram uma granada de morteiro procedente da Guerra Civil localizada em águas de Palma de Mallorca. O armamento foi achado a 6ª. passada por uma pessoa praticando pesca submarina em Cala Gamba nas vizinhanças de San Juan de Dios , limite do município de Palma de Mallorca.

Após receber o aviso da Guardia Civil, o pessoal do Setor Naval de Baleares agiu dentro dos protocolos previstos, alertando ao Centro de Operações e Vigilância Marítima da Armada (COVAM). Um equipe da UBMCM procedente de Cartagena (Murcia), com técnicos especialistas em desativar explosivos, detonou de forma segura a granada. Depois disso, os trabalhos concluíram com a retirada dos projeteis para minimizar o impacto ambiental. Durante a operação prestaram colaboração uma equipe de mergulhadores da Guarda Civil e outro do Exército, que forneceu apoio sanitário. O UBMCM, como todas as outras unidades de mergulho da Marinha conta, com pessoal especialista EOD submerso e técnicas de desativação de minas e engenhos explosivos não detonados. Esta atividade é da exclusiva responsabilidade da Marinha.


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.