Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Líbano receberá armamento Francês

As autoridades Franceses receberam do Reino da Arábia Saudita o primeiro pagamento correspondente a um acordo de 3 bilhões de dólares para o fornecimento de diversos equipamentos militares que terão como destino final as Forças Armadas do Líbano. Estima-se que o valor transferido pela Arábia Saudita para os diversos contratos assinados seja de 600 milhões de dólares, o que equivaleria a 20% do contrato total.

As primeiras entregas de equipamentos militares terão lugar no próximo mês de Abril e deverão estar concluídas em 2018. Junto aos equipamentos militares, as Forças Armadas Francesas e os fabricantes envolvidos no acordo serão ainda responsáveis por apoiar e formar as Forças Armadas Libanesas.

O contrato foi celebrado em Novembro de 2014 entre as autoridades da Arábia Saudita e a Francesa ODAS, uma companhia detida pelo Estado Francês e por  empresas Francesas, que tem como missão o desenvolvimento das exportações de soluções defesa, segurança e alta tecnologia.

O Líbano receberá helicópteros, navios armados, viaturas blindadas, munições e sistemas de comunicações segundo revelou o Ministério da Defesa Francês.

Presume-se que entre os equipamentos estariam possivelmente viaturas blindadas VAB Mk3, sistemas auto-propulsados de artilharia CAESAR de 155mm, viaturas tácticas, mísseis anti-carro MILAN, armamento ligeiro, veículos aéreos remotamente operados Sperwer, helicópteros de ataque Gazelle armados com mísseis anti-carro HOT, radares e helicópteros de transporte táctico e navios de patrulha oceânica a serem produzidos pelo estaleiro Constructions Mécaniques de Normandie (CMN) e armados com mísseis e peças de artilharia.

Estas entregas permitirão que as Forças Armadas Libanesas possam fortalecer consideravelmente a sua capacidade bélica e com isso reagir com maior eficácia frente à crescente ameaça da organizações terroristas.

Em 2014, a Nexter Systems entregou ao Líbano um total de 4 estações navais de armamento remotamente controladas NARWHAL20A adquiridas em Dezembro de 2011 e 2012 para instalação em navios de patrulha.(Victor M.S. Barreira)

Fotografia: O helicóptero de ataque Gazelle do Exército Francês estaria envolvido no pacote bélico adquirido pela Arábia Saudita para o Líbano (Victor M.S. Barreira).


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.