Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

José António Gómez, novo ministro de Defesa do Chile

Quem desde 2014 era ministro da Justiça do Chile, responsabilidade que ocupou já por duas vezes, foi nomeado por Michelle Bachelet Ministro de Defesa substituindo Jorge Burgos e sob o novo gabinete apresentado dias atrás pela presidente. Jorge Burgos, por sua vez, foi designado para servir como Ministro do Interior e Segurança Pública. Advogado formado pela Universidade do Chile, Gomez foi, entre 2006 e 2014, antes de assumir a pasta da Justiça, senador pela Região de Antofagasta. Ele foi presidente durante 3 anos da comissão de Constituição; membro das comissões de defesa, dos direitos humanos, Minas e Energia e Vice presidente do Senado duas vezes. Entre 1999-2003 foi Ministro de Justiça, ali destacando os seus esforços em levar a cabo a reforma processual penal e a reforma prisional. Anteriormente atuou como vice-ministro da Justiça (entre 1996 e 1999) e como um vereador do município de Las Condes entre 1992 y 1994.

Bachelet renovou o seu gabinete de 14 meses em seu segundo mandato em março de 2014, em resposta a uma crise política associada à corrupção no governo, que começou com as implicações do agora ex-ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo.


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.